Desde o inicio do ano tenho visto algumas dessas fotos rondando pela internet, mas por um motivo ou outro eu sempre acabava deixando pra depois procurar as informações do que se tratava esse tal de Street Store, mas hoje eu li a respeito e achei a ideia muito bacana e que ela merecia estar aqui na nossa seção”ideias”.

O projeto é da agência M&C Saatchi e tudo começou a ganhar vida e espaço em janeiro desse ano na Cidade do Cabo, na África do Sul. O Street Store é um sistema de cartazes de papelão para que a pessoa possa “abrir uma loja” de roupas em qualquer calçada, e essa ideia se espalhou pelo mundo. O objetivo é simples, quem não precisa doa e quem precisa pega as roupas, mas com as roupas em “cabides” as pessoas podem ter a liberdade de escolher o que querem levar.

The-Street-Store-1-640x320

IMG_2544-2

Esta iniciativa aconteceu em várias cidades ao redor do mundo, inclusive várias cidades aqui do Brasil tiveram a sua edição e tem datas marcadas para que aconteçam outras. Para a “loja” acontecer basta mobilizar a população arrecadando doações e imprimindo cartazes disponíveis no site thestreetstore.org.

IMG_6972_tratada_web-680x450 (1)

A Edição do Espírito Santo já tem data marcada, acontece no próximo dia 07/08 a partir das 9 horas, na praça ao lado do Centro Pop, no bairro Rosário de Fátima, na Serra. E quem tiver interesse em trabalhar como voluntário na ação, pode entrar em contato pelo telefone 3318-0438 ou pelo e-mail aline.cea.alphaville@gmail.com. As doações, assim como as inscrições para voluntariado, podem ser feitas até o dia 6 de agosto.

The-Street-Store-3

Fotos: thestreetstore.org

Aqui em Vitória existe um outro projeto com um ideal solidário bem parecido com o do Street Store, é o Ponto da Gratidão. Que surgiu após o sucesso do evento Feira Grátis da Gratidão, que tinha como objetivo a doação de qualquer coisa desde um abraço até eletrodomésticos, e teve edições no Brasil todo. O princípio é o de doação e de pegar quem quiser o que precisar e estiver disponível nos pontos. Montar os pontos fixos para doações foi uma iniciativa do casal Danynha Sierra e Luciano Andrade aqui em terras capixabas. Abaixo você pode dar o play no vídeo e entender melhor sobre o Ponto da Gratidão. ↓

11800327_718228384948733_2841962972766287606_n

Existem vários pontos espalhados pela cidade, para saber onde encontrar algum e fazer a sua doação é só clicar aqui.