Esse espaço aqui é livre, sendo assim vou utiliza-lo para expor uma indagação que a muito tempo me atormenta: Onde estão os cursos em Vitória!????

Desde que entrei na faculdade, em 2010 venho buscando cursos para complementar minha formação, mas todas as tentativas de fazer qualquer tipo de curso extra nesse período foram por água abaixo simplesmente por que a capital do estado do Espírito Santo não oferece cursos na área de design/moda. Aí você vai dizer “ah você não procurou direito, já tentou o Senac?!” E, eu te respondo, SIM, ja tentei o Senac. Foi uma das primeiras ideias que tive, afinal em vários estados do Brasil o Senac oferece diversos cursos na área de moda, e la fui eu pesquisar. Achei então um curso de corte e costura e outro de modelagem, não era bem o que eu queria, mas juro que durante alguns anos eu tentei fazer o curso de corte e costura, mas infelizmente ele era ofertado apenas no período diurno, ou seja, pra quem estuda e faz estágio fica difícil né?!

neidoca2

Beleza, desisti do Senac, e aí achei um curso de extensão na Faesa, de padronagem! Nossa, achei que meus problemas tinham acabado, um curso legal, de extensão, e sobre um tema que me interessa!? Pulei de alegria, em vão claro. Depois que eu descobri o curso, nunca mais abriram vagas, acho que foi cancelado. Mas insistente que sou continuei na busca, e foi então que descobri o Pronatec! mais uma vez os cursos oferecidos direcionados a moda eram ou costura ou modelagem, optei então por modelagem. E la fui eu correr atras de documento e enfrentar toda a burocracia que o governo exige para me inscrever no curso.

tumblr_lz16bq8z1f1r0z1mmo1_500

Ok, consegui, as aulas demoraram para iniciar, mas no primeiro dia la fui eu, toda feliz, as 8h da manhã (programei todo meu horário na faculdade de acordo com o curso). Chegando na sala, um dia chuvoso, encontro uma professora de artesanato, umas 10 senhoras envolta de uma mesa grande em uma sala meio abandonada da escola de Teatro e musica do ES, a Fafi. Ok, frequentei as aulas uns 3 dias, pois não aguentava mais esperar pelo material necessário para a aula começar, que o governo fez o favor de não enviar. Não haviam mesas para modelagem, nem papel, nem nada e a professora estava otimista de que talvez enviassem um manequim pra ela conseguir montar  os moldes, depois de perceber que o curso não passava de uma ilusão, desisti, pois vi que aquilo era só um cala boca pra pobre parar de reclamar do governo, não era um curso sério.

tumblr_lkvxu1f7wf1qfylx6o1_r2_500

Enfim, continuei minha busca, tenho continuado. Esses dias mandei um email pra coordenadora de moda do Sebrae, tentando entender por que cursos, palestras e oficinas relacionados a moda não eram oferecidos aqui na capital e sim la em Linhares e Colatina. Para a minha surpresa ela me ligou para explicar que já haviam sido oferecidos cursos, e com um público muito baixo, e na hora quase surtei “Oiii!? Como que eu que vivo atras de cursos não fiquei sabendo disso? onde vocês divulgam?”, Ela disse que tudo é sempre divulgado no face do Sebrae e que existe um mailing para interessados na área de moda para onde são enviadas informações sobre cursos e tudo mais (não entendo essa coisa de mailing, é algo exclusivo? só quem é da área pode? até pra receber uma revista gratuita aqui no ES, a Hype era preciso que eu enviasse um email para eles para ANALISAREM se eu podia fazer parte do mailing para receber a revista, WTF???).

tumblr_n8lqbhymP41svwr57o1_500

Enfim, a Carla, que é a coordenadora que me ligou foi muito educada, muito solicita, me tratou super bem, me explicou tudo, e disse que muitas coisas estão mudando e que estão ampliando cursos na área e disse também que vai pensar em uma nova forma de comunicação sobre o que rola nessa área do Sebrae. Então oremos para que que as coisas mudem, e cursos bons sejam ministrados pelo Sebrae, né irmãos?!

E só pra finalizar, hoje vi um curso de Consultoria de Moda oferecido por uma escola nova aqui, fui correndo ver, tenho muito interesse em qualquer tipo de curso relacionado a moda que possa existir aqui em Vitória. O horário era bom, a professora era ótima, a duração 32h tudo bem, parece um curso rápido, mas quando fui ver o preço, eu quase engasguei quando li $3.200,00 o primeiro looote!!! HAHAHA

Gente, humildemente, mas po com essa grana vou la em SP fazer um curso no Senac que é muito mais qualificado e reconhecido pagando um terço do preço, francamente né!? A escassez de oferta é tão grande que o pessoal acha que pode cobrar o que quer, e o pior é que deve ter muita gente por aí desesperada pra dar um up no currículo que vai la e paga dividido em mil vezes, acho isso um crime!

tumblr_lml3gcFCmc1qju118o1_500

Sei que o texto ficou gigante, talvez você nem tenha lido ele todo mas eu precisava descrever a minha jornada em busca de um curso aqui em Vitória para que você entendesse a minha insatisfação/frustração. É triste saber que moro aqui ha 10 anos e nunca consegui fazer um curso direcionado pra moda. Moro em uma capital e simplesmente não consigo ter um curso a mais pra me aperfeiçoar e colocar no meu currículo.

E aí vou reclamar pra quem? quem mais esta interessado em ver as coisas mudando pra melhor? Não sei! Por isso escrevo aqui, para ver ser mais pessoas também sentem essa frustração ou para que na sorte alguém leia isso e resolva oferecer cursos decentes *dedoscruzados*. Para mim é algo normal a oferta desse tipo de cursos nas capitais brasileiras, por que aqui é diferente? Por que não vejo ninguém se importar? Aí quando chega o Vitória Moda vejo mil noticias dizendo como a moda no ES esta crescendo, mas ta crescendo pra onde? Se eu só vejo profissionais migrando para outros estados em busca de cursos e oportunidades? Essa área ta crescendo pra quem cara pálida!? Pros lojistas? pros empreendedores, que veem seus negócios serem fechados tão rápido quanto abrem justamente por que não tem base nenhuma sobre moda para manter seu empreendimento!?

tumblr_lx6vozFVKV1qliqtvo1_500

É Espirito Santo e empreendedores, acho que precisamos rever os interesses do Estado urgentemente, até quando o estado vai ficar assistindo seus profissionais virando as costas em busca de conhecimento e indo embora? até quando?

tumblr_m6ormw79VZ1rv9ciio1_500

#DESABAFO