Nem preciso dizer que esse post está atrasado né!? Acho que tá na cara que o ideal era um post por semana de curso, mas a vida é como ela é, e pra variar não está sendo fácil conciliar os horários de forma que eu tenha tempo e disposição de sentar e escrever. Mas dito isso (adoro me explicar, sim!) vamos então ao um resumo do que está sendo o Curso Abril de Jornalismo.

curso abril – 1º semana

O curso começou no dia 15 de fevereiro, como eu já disse nesse post aqui, eu me preparei muito para conseguir uma vaga no CAJ, era um desejo antigo que nesse ano consegui que se tornasse realidade. Passei no curso na minha primeira tentativa, e não tinha a menor ideia do que me esperava por aqui, mas vim pra SP encarar esse desafio.

No curso tem gente de todo lugar, ao todo somos em 45 pessoas, e fomos divididos em grupos com orientadores das editorias para as quais vamos desenvolver um projeto. Veja, Exame, Superinteressante, Elástica, Mdemulher e Huffpost, são as marcas que propuseram os projetos desse ano. Cada grupo de alunos foi montado e direcionado para cada marca de acordo com tudo o que já produziu e havia enviado para avaliação. Eu fiquei no grupo do Mdemulher. Nossa orientadora é a Tatiana Schibuola, que é diretora de redação da Claudia e do portal Mdemulher, o projeto em que estamos trabalhando ainda é segredo, mas no final do curso eu conto e mostro o resultado pra vocês! No primeiro dia rolou um coquetel de abertura com direito a muita comida boa e Heineken pra acompanhar.

curso abril

Fotos do primeiro dia | A equipe do Mdemulher <3

curso abril

Fiquei parecendo uma maluca em todas as fotos, mas não vamos falar sobre isso, ok!?

Apresentações feitas, logo nos informaram toda a programação do curso, ganhei uma mochila com direito a crachá da Abril que abre a porta de todas as redações, quase chorei de emoção! haha. Todos os dias tivemos palestras com os chefes de redação de várias revistas e dos sites da editora, e paralelo a isso iniciamos um curso de Jornalismo de Dados, que no começo me assustou um pouco, mas depois percebi o quanto isso era sensacional, principalmente a parte de visualização de dados, que tem mais a ver com a minha área que é design. Ah não posso esquecer da visita a gráfica da Abril, eu que já tinha estagiado em uma gráfica pequena fiquei de queixo caído com o tamanho do lugar. No mesmo lugar visitamos a memória gráfica da Abril, onde estão TODOS os materiais já produzidos pela editora, fotos, vídeos, revistas, tudo o que você imaginar tinha lá. Inclusive as primeiras edições da Capricho e da Claudia que são umas das revistas mais antigas da editora.

curso abril

As fotos não são uma Brastemp, mas é o que tem pra hoje! rs

curso abril

Memória gráfica da Abril. As fotos não fazem jus a grandeza do momento. Relevem! rs

A primeira semana foi bem intensa, as palestras começavam as 10h e o dia só terminava às 21h. Tivemos aula no sábado também, foi bem cansativo, e tivemos uma enxurrada de informações e conteúdo, que confesso, me deixaram um pouco atordoada. Eu sabia que ia ser uma rotina pesada, mas não imaginava o quanto.

2º semana

A segunda semana foi focada no curso de jornalismo de dados, e tivemos uma aula de edição de revistas com um dos caras que mais entendem do assunto o Thomaz Souto Corrêa. Ele apresentou o ponto de vista dele sobre várias revistas, e falou um pouco sobre o design das revistas, coisas como legibilidade, capas, projeto gráfico, diagramação, entre outros.

curso abril

curso abril

Tio Thomaz <3

Denis Russo diretor da Superinteressante e da Mundo Estranho foi um dos palestrantes dessa semana. Ele falou bastante dos projetos da Super e do design da revista que é reconhecido mundialmente. Ouvir ele abriu meus olhos para várias coisas, nunca tinha pensado na possibilidade de trabalhar na Super, mas depois de ouvir e ver tanta coisa legal e perceber a liberdade de criação  que eles tem, juro que fiquei empolgada com a ideia de um dia ir trabalhar lá.

Outro palestrante da semana que trouxe boas histórias foi o top fotógrafo Bob Wolfenson. Ele começou a carreira dele na Abril, não tinha nenhuma formação como fotografo e estudava Ciências sociais na época que começou um estágio na editora. Hoje ele faz trabalhos incríveis e é super reconhecido no mundo todo,  mas contou que no começo era muito ruim com as fotos e que foi se tornando um bom fotógrafo ao longo dos anos, disse que ralou muito, e que não fazia isso por amor,  mas que aprendeu a amar a profissão com o passar do tempo.

caj1

Bob Wolfenson contando um pouco da sua história

Gostei muito de ouvir o Bob, achei bem vida real sabe!? Acho que deixou bem claro que sucesso vem com muitos anos de dedicação e trabalho duro. E pelo que ouvi de todos os profissionais nessa semana pude perceber que todos sempre trabalharam muito pra chegar onde estão hoje. Na Abril o pessoal trabalha a vida toda, uns saem mas acabam voltando e ficam lá por anos. A empresa parece ser um bom lugar para trabalhar, porém está passando por muitas transformações esse ano (como todos já sabem). São transformações que estão fazendo a empresa mudar e se adequar ao novo mundo digital que vivemos. Esse tipo de mudança não é fácil, mas uma coisa é certa, lá dentro tem muitos bons profissionais engajados nessa causa, então acredito que o futuro da editora será um sucesso.

Ufa, o texto ficou longo, mas foi um resumão dessas 2 primeiras insanas semanas de Curso Abril de Jornalismo. Faço questão de descrever aqui a minha experiência para incentivar mais pessoas a tentarem o curso, por que vale muito a pena! Até agora estou com um misto de sentimentos muito doidos, entre eles susto, felicidade e medo.

Susto pela quantidade de informações que absorvi nesses dias.

Felicidade por estar realizando algo que eu desejava muito.

Medo de não corresponder a expectativa do que esperam de mim, insegurança acho que seria a palavra correta.

Maaaaaaas, vida que segue, curso que segue, e com o passar do tempo e dos dias os sentimentos vão mudando e tudo vai se acalmando aqui dentro de mim. Semana que vem espero voltar com mais um resumo da 3º semana de CAJ, nesse mesmo local, nesse mesmo horário. rs

Aaaah se quiser acompanhar o dia-a-dia no Caj me segue no insta @garimpomag e no snap: garimpomag, todo dia tem alguma coisinha por lá.

Um beijo,

assinaturadepost