A banda existe desde 2009, mas como atrasada que sou, só fui ouvir o som deles no ano passado, na mesma época que descobri que eles viriam ao Lollapalooza. Como meu ingresso já estava garantido para ver a Florence (<3) decidi conhecer melhor as outras bandas que tocariam no mesmo dia, e foi AÍ que de fato conheci e me apaixonei pelo som do Alabama Shakes.

O vocal poderoso da Brittany Howard foi o que mais me chamou a atenção, as musicas tem uma pegada de blues muito incrementada com o bom e velho rock’n roll. O grupo foi formado na cidade de Athens, no Alabama, e em 2013 recebeu suas primeiras indicações ao Grammy pelo primeiro CD “Boys & Girls”, que tinha como single e indicada ao prêmio a musica ‘Hold On’

Depois de ouvir Hold on não tem como você não querer ouvir mais e mais do som que esse quinteto faz. As musicas Don’t Wanna Fight e Sound & color são duas das minhas favoritas, mas os dois Cds da banda são daqueles que dá pra você ouvir inteiro, e até colocar no repeat.

E como eu disse no começo, esse ano eu pude vê-los ao vivo no Lollapalooza, e ó, é arrepiante do começo ao fim o show, a Brittany tem uma voz e uma presença de palco brutais, do começo ao fim do show. É simplesmente hipnotizante, o show lotou demais, até o sol que estava escondido atras das nuvens cinzas do domingo apareceu para dar as caras e assistir um pouquinho do espetáculo que é ouvir essa banda ao vivo.

alabamashakes

olha nós ali pertinho do palco pra ver a linda da Brittany! Meu namorado que me mandou esse print. rs

Esse ano a banda  venceu o Grammy nas categorias de Melhor Álbum Alternativo, Melhor Música de Rock e Melhor Performance de Rock. E a critica era total a favor deles para levarem o prêmio na categoria “Melhor album do ano’, mas por algum motivo bizarro do destino quem levou foi a Taylor Swift, que apesar do sucesso pop não chega nem aos pés da qualidade e autenticidade do som que o Alabama Shakes produz.

Olha, eu não entendo muito de falar de musica, entendo mesmo é de ouvir e compartilhar coisas boas com mais pessoas aqui na Garimpo. Então meu conselho é, OUÇA Alabama Shakes, coloque na sua playlist e se apaixone por esse som como eu me apaixonei.