Ok, admito que as vezes eu não faço muito sentido. Vou falando as coisas, no calor do momento e da empolgação e acho que ta tudo certo. mas depois, percebo, que quem está lendo não está dentro da minha mente nem acompanhando minha vida aqui do lado, então com certeza essa pessoa, no caso vcê aí que está lendo, deve ficar perdido no que estou falando, fazendo, onde estou e por que estou.

Então, para me redimir da minha leve dislexia, hoje resolvi escrever para responder o que muita gente vem me perguntando: Como eu vim parar na terra da garoa!? A história envolve bem menos emoção do que as pessoas imaginam, mas tem uma boa dose de coragem, disposição e muitos objetivos que necessitavam ser alcançados e isso envolvia me mudar de mala e cuia pra SP.

21-farol-sao_paulo-jkscatena

Começando do comecinho

Para quem não sabe, eu sou paulista. Sim, nasci em São Paulo, mais precisamente no Cambuci, zona norte. Minha família é de SP, sempre foi. Vovó foi morar no interior, e não demorou muito e minha mãe foi atras, com a gente junto claro. No interior, mais precisamente Paraguaçu Paulista, eu morei dos 10 aos 17 anos. Ou seja, passei a infância na capital (por isso não vivi muito a cultura toda que SP oferece), passei a adolescência no interior e logo depois me mudei pra Vitória, onde estava até uns 2 meses atrás. Resumindo, eu me mudei pra lá e pra cá, mas sempre tive familiares que permaneceram em São Paulo, as férias eram sempre indo pro interior e demais tios e primos sempre estiveram por aqui.

Por aí acho que já dá pra ver o quanto era natural voltar pra cá depois de terminar a faculdade lá em Vitória né!? E foi o que fiz! O Curso Abril que fiz agora no começo do ano (você pode ler sobre ele aqui) foi o pontapé final que faltava pra eu vir embora de vez, pra tomar a coragem que faltava pra começar uma nova vida na velha/nova SP.

giphy

Como eu to me virando aqui em SP?

Já me perguntaram muito isso, como que to vivendo aqui em São Paulo, se to trabalhando, quanto é o aluguel, custo de vida, etc…E respondendo…Como eu já disse tenho família aqui! Nesse primeiro momento vim morar com o meu pai, por que chegar em uma cidade nova com a cara e a coragem sem ninguém pra te ajudar, sem um job certo e sem uma grana boa de reserva seria muita loucura. Por isso, vim com uma grana razoável, alguns freelas na manga, e a casa de papis pra morar.

Mas nem vá pensando que só por isso tudo ficou mais fácil, na na ni na não! Além do meu pai ser cheio de manias, eu também já ando criando as minhas próprias e isso as vezes dificulta a convivência, sem contar que ajudo nas contas também. Claro que economizo o do aluguel, mas isso não me isenta de ter que me virar com o resto e ainda ajudar nas compras, nas contas, na organização e tudo mais que envolve uma casa. A vida não está sendo fácil pra ninguém colegas, nem para mim.

Zooey-Deschanel-Sad-Agreement

E o custo de vida? como é?

É caro! Mas acho que o Brasil todo está bem caro ultimamente. A comida aqui ta um absurdo de cara, comer vegetais e legumes ta quase impossível, eles estão quase o preço da carne. Só pra ter ideia, hoje fui ao mercado e o kilo da cenoura estava R$9,89, sim eu disse CENOURA. No interior sei que é um pouco mais barato, mas acredito que as demais capitais do pais estejam na mesma, acho que é culpa da tal crise. O aluguel no bairro onde moro é em média $1200/$1500 reais, acrescenta ainda o condomínio, ok? Moro num bairro que gosto, classe média, normalzão mesmo. A maioria das pessoas que vem pra cá (SP) optam por republicas, mas pelo que tenho visto é esse preço ai também pra alugar um quarto, só que incluem o condomínio e as vezes a água.

Tudo depende muito do local, do tipo de apartamento, e da honestidade da pessoa que vai alugar pra você. Não adianta, tem que pesquisar muito, o que ajuda são os grupos do face onde as pessoas sempre anunciam as vagas. O transporte aqui é de boas. Não sei se por que me acostumei a levar 1h pra chegar no trabalho todo dia em Vitória, acho o transporte aqui em SP bem tranquilo, acredite se quiser. O ônibus e o metrô custam $3,80 cada um a passagem, mas se você tiver o cartão de passagem a segunda você paga metade. É meio confuso, mas funciona. É bem caro, mas pelos menos onde moro e nos horários que já usei o transporte coletivo aqui é bem razoável, longe de perfeito, mas funciona bem no quesito agilidade por conta das pistas exclusivas pra bus. E o metrô quando vazio parece até um sonho, com ar condicionado bombando.

terra da garoa

E emprego? ta rolando?

Tudo depende. Depende da sua área, dos seus contatos, da sua disposição, a única coisa que posso garantir é que não está fácil pra ninguém, nunca está. Mas se você é bom e corre atras você acha algo. Fazer trainees é sempre uma boa, por que isso ajuda no seu network, abre portas e ilumina seus caminhos, rs. Sobre cursos, São Paulo tem um monte deles, mas eles custam DINHEIRO. Não são tão caros, mas são pagos, e são muito bons, e como é óbvio, quanto mais preparado você estiver maiores as chances de arrumar aquele job dos sonhos.

tumblr_m5n3muDJAb1qfi7g6_large

Dito tudo isso, fato é: Quanto mais planejamento e foco melhor será a sua mudança para uma cidade nova. Foi assim comigo, apesar de algumas facilidades eu me preparei muito e venho trabalhando incansavelmente meu psicológico todos os dias para me manter firme nos meus objetivos aqui em São Paulo. Não é fácil, minha vida ainda está longe de ser perfeita mas to correndo atras e se você acha que mudar de cidade é o que você precisa pra alcançar seus sonhos, faça isso já! Comece o seu planejamento e levanta do lugar pra ir atras do que você deseja pra sua vida.

32

Acho que é isso pessoal, espero que de alguma  forma esse meu humilde relato de como vim parar em Sp te ajude ou e inspire a correr atras do que você quer pra você. Deixa o medo em casa, se veste de coragem e vai menina, com o pé no chão e o olhar lá no horizonte por que é assim que a gente alcança tudo o que deseja.

Um beijo,

assinaturadepost