Você pode até não saber exatamente o que é a tal tendência flat lay, mas eu tenho certeza que você adora um quando vê. Seja na moda, na culinária e até no cinema nós não conseguimos evitar ficar hipnotizados e encantados quando vemos uma foto como essa abaixo.

8f136eac253eb0aaa57feb85d1e37a8a

O que é Flat Lay?

Nada mais é do que uma forma de organização de objetos. O knolling,como também é conhecido foi criado em 1987 por  Andrew Kromelow, um faxineiro de uma loja de móveis, que pegou tudo ao redor da loja e começou a organizar em uma superfície plana. Já em 2009 o escultor Tom Sachs começou a usar a técnica e por causa da fotografia o método acabou se popularizando cada vez mais.

flat-lay_garimpomag

Foto: Pinterest

npr13

O artista Todd McLellan também faz suas obras utilizando flat lay

Claro que você já viu muitas fotos no instagram usando esse método e adorou. Mas já parou pra pensar por quê a gente gosta tanto desse tipo de fotografia? Bem, a resposta é simples, gostamos desse tipo de fotos porque gostamos de coisas e de organização. São esses dois fatores que tornam o flat lay tão interessante e bonito para nós. O fato de estarem milimetricamente organizados nos causa um bem estar e uma sensação de felicidade que os psicólogos já vem estudando ao longo dos anos.

Na moda esse tipo de fotografia está cada vez mais em alta, principalmente nos e-commerces, isso poque esse tipo de organização de objetos é fácil de ser feita e atrai o comprador com sua organização bem pensada, ver camisetas bem dobradas junto a outras peças cada uma no seu devido lugar nos transmite automaticamente um sentimento de alegria. Pois desde criança fomos ensinados que tudo tem o seu lugar, o seu encaixe, é como se tivéssemos acertado o quadrado dentro do buraco do quadrado naquele brinquedo infantil que nos ensina as formas.

flat-lay-6

Foto: Pinterest

Os flat lays ficaram muito famosos também por causa das mídias sociais, o instagram tá aí e não me deixa mentir, lá você encontra milhares de fotos nesse estilo, e tenho certeza que você vai dar um like em todas elas. Em 2007 surgiu até um site que faz tipo uma curadoria de looks online e permite que os usuários criem seus próprios flat lays, é o Polyvore. O site é bem legal e permite que qualquer um crie sua própria montagem com os looks que mais gosta entre outros objetos.

Screen-Shot-2014-06-18-at-9.21.25-AM

Flat lay de um usuário do Polyvore

Outro lugar que o flat lay tem sido muito usado é na gastronomia. O boom de sites ensinando a cozinhar, e a valorização do alimento natural são alguns dos motivos que fizeram esse estilo de fotografia ir parar na cozinha. Afinal, que forma melhor para mostrar todos os ingredientes de uma refeição do que eles todos organizadinhos, um do ladinho do outro!?

flatlayfood_garimpomag

Fotos: Pinterest

Além do Instagram no Tumblr você também encontra muitas fotos no estilo flat lay. E o Pinterest é onde eu coleciono meus flats, se quiser ver mais segue a garimpo la clicando aqui, é ótimo para você se inspirar!