Já vou avisando: não sei fazer resenhas! Tô fazendo esse post pra dizer o quanto me identifiquei com o livro, e a história da Sophia e pra destacar também, claro, o quanto a autora nos incentiva o tempo todo a nos tornarmos chefes das nossas vidas.

O livro #GIRLBOSS é uma autobiografia da dona/CEO da loja online Nasty Gal, Sophia Amoruso. No livro ela conta como começou a carreira de vendas no Ebay vendendo roupas de brechó e como alguns anos depois ela transformou esse negócio em uma empresa que vale hoje $100 milhões de dólares e tem mais de 350 funcionários.

IMG_5482

Ela começa a história bem do começo da sua vida. Conta que nunca foi uma garota normal, e que não entendia muito bem como a escola funcionava. Passou a adolescência viajando de carona pelos EUA e revirando lixo nas caçambas que encontrava e por um momento na vida até se declarou anti-capitalista, e roubava em mercados e lojas pra conseguir se sustentar.

Depois disso, quando ela foi pega roubando, se deu conta de que precisava de um trabalho normal, e assim começou sua jornada por empregos medíocres. O último deles antes da sua loja online e onde tudo começou foi como recepcionista em um museu, e ela aceitou a vaga por conta de um problema de saúde, precisava do seguro saúde para se tratar. Nesse novo emprego Sophia tinha muito tempo ocioso e vivia na internet, foi assim que começou a se interessar pelo Ebay e como ele funcionava, criou uma loja em 2002 e seu primeiro item vendido foi um livro roubado.

girlboss

Sophia que era boa de Garimpar roupas de brechó desde a adolescência rebelde anti-consumo resolveu levar isso pro Ebay (Aí que me identifico ♥) e percebeu que boas fotos, boas descrições, e peças vintage únicas eram a receita ideal para atrair consumidoras exigentes doidas para dar um lance no Ebay. De tanto vender no Ebay começou a ter algumas inimigas e a pensar em expandir os negócios para uma loja só sua, online. E foi assim que nasceu a Nasty Gal, primeiro com peças vintage, depois unindo vintage e alguns estilistas novos. Seguindo sua receita Sophia só fez crescer seu negócio.

Claro que no meio disso tudo tem muito mais detalhes, no livro ela fala como ela se tornou uma #girlboss e nos ensina os passos para nos tornarmos uma também, no livro você encontra muitas frases do tipo: “independente do seu trabalho faça-o bem feito”, “Uma Girlboss não tem medo de trabalhar”, “Economize dinheiro”“foque no seu trabalho e esqueça os outros”, são frases simples mas é bom ouvir e destacar porque pelo jeito elas levam ao sucesso.

Depois de ler o livro em 4 dias (meu recorde!) posso dizer que me identifiquei com todas as partes possíveis do livro. Nele ela exalta o quanto os empregos ruins nos ensinam, e é verdade, passei por isso. Ela destaca que ser uma anti-fashionista ajudou ela a pensar diferente e se destacar, ela fala do pensamento positivo como uma chave para abrir várias portas na vida…Enfim, o livro para mim é um mistura de tudo que sou e acredito, desde as peças de brechó que também já vendi, os empregos ruins que já tive, a positividade em tudo, até o fato de se sentir meio deslocada sempre e preferir aplicar energia em algo que gosto, o livro todo me descreve e por isso adorei lê-lo e recomendo.

IMG_5502

Se você quer ser uma #GIRLBOSS, e se interessa por histórias de sucesso vale ler esse livro, a linguagem é bem simples, parece uma miga te contando a vida dela, tem algumas ilustras e fotos da Sophia, o que deixa tudo mais interessante e tem muitas dicas de uma mulher que cresceu sozinha, sem ajuda de ninguém e hoje é uma poderosa do ramo da moda. O livro é baratinho e aqui tem um link pra você do preço mais baixo na web.

Espero que tenham gostado da minha humilde descrição desse livro, queria compartilhar ele aqui porque gostei muito e acho que mais pessoas vão gostar também, e se você já leu me conta o que achou!?!

Um beijo,

assinaturadepost