O garimpo auditivo hoje resolveu sair da rotina das bandas indies e trazer algo mais nacional, com um pouquinho mais de malemolência e gingado. E o escolhido para dar as caras por aqui  foi o grupo Casuarina, que é carioca da gema e faz um samba de primeira. O grupo nasceu em 2001 quando alguns garotos começaram a se reunir no Humaitá, em uma casa que ficava em uma rua chamada Casuarina, daí o nome do grupo.

O tempo passou e os meninos foram tocar na Lapa, o reduto boêmio do Rio e dali embarcaram para levar o samba do Casuarina a varias partes do mundo. Entre os países que já se apresentaram estão Angola, Bélgica, Canadá, Cuba, Eslovênia, Espanha, EUA, França e Holanda. A estreia do primeiro disco “Casuarina” foi em 2005 onde recriaram os sucessos “Pranto de Poeta” (Nelson Cavaquinho/Guilherme de Brito) e “Minha Filosofia” (Aluísio Machado), que é uma das minhas preferidas!

O quinteto do Casuarina é formado por Daniel Montes (violão de 7 cordas), Gabriel Azevedo (pandeiro e voz), João Cavalcanti (tantan e voz), João Fernando (bandolim e vocais) e Rafael Freire (cavaquinho e vocais), e em 2007 lançaram o 2° disco “Certidão”, onde das 14 faixas 10 eram autorais, entre as favoritas estão “Inconstante” e “Arco-Íris”

Já em 2011 gravaram um CD em comemoração aos 10 anos do grupo o “Trilhos/Terra firme, todas as musicas do CD são inéditas e autorais. As musicas “Dissimulata” e “Samba de Helena” fizeram sucesso rapidinho mostrando que o novo samba é tão bom quanto o antigo.

O último CD/DVD lançado foi o “Casuarina – 10 Anos de Lapa”, que foi gravado nos Arcos da Lapa como uma forma de comemorar a retomada da valorização cultural do lugar. Esse disco teve convidados de peso entre eles: Teresa Cristina, Pedro Miranda, Ana Costa, Nilze Carvalho e Lenine.

O grupo faz um som incrível ao vivo, então se um dia tiver a oportunidade não a perca! Eu tive, fui e gostei ainda mais desse quinteto. Se quer um samba atual e de qualidade, é só ouvir Casuarina. Pra saber mais acesse a página oficial dels clicando aqui.

#ficaadica