Você sabia que o jeans surgiu no século XIX, foi pensado para vestir a classe operária, mais especificamente os garimpeiros? Levi Strauss foi quem teve a ideia de transformar o Denin (tecido de algodão com tramas trançadas) em calças por conta da resistência do material. Com o tempo o jeans passou por várias transformações, acrescentaram a ele botões de metal e rebites para reforçar ainda mais as peças.

No séculos XX o jeans se popularizou por conta dos cowboys e em seguida foi também adotado por astros da musica e do cinema americano como Marlon Brando, James Dean e Elvis Presley. Por ser uma peça democrática o jeans também caiu no gosto dos hippies na década de 70, e era considerado simbolo de rebeldia. A partir daí o jeans passou a ficar mais moderno e cheio de personalidade, as calças eram rasgadas e tingidas, a os modelos começaram a variar entre bocas de sino e skinny, com bordados, pinturas, etc.

Nas décadas seguintes o jeans continuou intacto nos armários, hoje é considerado item básico no mundo todo. Seja para os mais fashionistas ou para quem prefere um visual mais clean o jeans é indispensável e não para de conquistar corações. Atualmente o jeans é a trend do momento, alguns modelos andam em alta e são copiados todos os dias mundo a fora. São eles a calça mom, a jaqueta oversized, os jeans com patches e as saias de botão.

Jeans é a trend do momento

Mom Jeans

jeans é a trend

O estilo Mom jeans é aquela calça de cintura alta, mai larguinha, com corte reto que provavelmente sua mãe usou na década de 90. Eles costumam ser mais desbotados e rasgadinhos e atualmente podem ser encontrados facilmente em brechós. É uma peça confortável e que deixa o visual muito moderno. Pode ser usado principalmente com croppeds por causa da sua modelagem.

Oversized jacket

jeans é a trend

As jaquetas Oversized, ou de modelo largo/grande, deixam o visual despojado e é também a cara da década de 90. Esse modelo é fácil de ser encontrado, basta abrir o armário do namorado/pai/irmão e achar a jaqueta jeans dele. Ela deixa o visual meio rocker e lembra um pouco o estilo grunge, famoso nos anos 90 e eternizado por bandas como o Nirvana.

Jeans + Patches

jeans é a trend

Outra tendência forte que veio da década de 90 são os famosos e divertidos patches. As aplicações com desenhos colorido e divertidos voltaram com tudo nesse ano, combinam perfeitamente com o jeans e por causa da resistência do tecido facilita a aplicação dos patches. Seja nas jaquetas ou calças essa moda pegou de verdade no mundo todo.

Saia Jeans

jeans é a trend

O comprimento mini e midi são os mais usados atualmente. As saias jeans em modelo lápis e com botões frontais ganharam modelagem repaginada com inspiração na década de 70 e com isso garantiram um lugar especial no armário das it girls. É um modelo básico que pode ser usado com qualquer tipo de peça na parte de cima para compor um visual moderninho, cheio de estilo.

A verdade é que, no ciclo da moda o jeans tem lugar garantido. Independente do modelo ou da estação essa é uma peça básica atemporal e vale sempre a pena mante-la com muito amor dentro do armário e da sua vida.

(fotos: Pinterest)