Quem me acompanha aqui na Garimpo e nas redes sociais está cansado de saber do meu amor pelo brechó. Eu gosto de comprar, gosto de vender em brechós, gosto de conhecer, enfim, tudo que envolve esse universo me interessa e muito. Aqui temos uma seção especial dedicada somente aos posts relacionados a brechó, e decidi escrever mais posts dando dicas sobre o assunto para ajudar você aí a vender mais com o seu brechó, seja ele online, loja física e até mesmo para quem vende roupas pelos grupos do facebook.

Eu já trabalho com brechós tem uns 3 anos. Nunca tive loja física, sempre fiz as vendas pelo facebook ou em eventos em Vitória – ES. Participei da Virada Cultural em 2014 vendendo peças do meu brechó, fiz vários pequenos eventos com amigas, vendi na Ufes (universidade em que estudava) e sempre utilizava a página da Garimpo no face para divulgar e fazer as vendas. Esse ano estou abrindo meu brechó online, a loja está em construção mas você já pode acompanhar a página do face clicando aqui e seguir o insta @ogarimpobrecho que já está cheio de prévias do que estará a venda na lojinha.

Enfim, vou dividir com vocês as técnicas que uso para profissionalizar o meu trabalho com o brechó nesses 3 anos. Assim, listei 5 dicas para você vender mais com o seu brechóSão dicas simples, mas que fazem toda a diferença na hora de você vender suas roupas e são super importantes para fidelizar o seu cliente para que ele volte a comprar com você mais vezes. Vamos lá!

5 dicas para vender mais com o seu brechó

1 – VENDA PEÇAS EM PERFEITAS CONDIÇÕES

vender mais com o seu brechó

Parece óbvio, mas não é! Muita gente ainda insiste em querer vender peças de qualidade, digamos, duvidosa. Se é na loja física e a pessoa pode ver o defeito e escolher se aceita a peça assim, ok. Mas, se você faz vendas online, por favor, não venda roupas com defeito, furadas, resgadas, manchadas, descosturada etc. Além de não ser nada honesto isso afeta a credibilidade do seu brechó, e as pessoas vão deixar de comprar com você rapidinho.

O melhor a se fazer sempre é vender apenas peças com qualidade perfeita, se tem alguma peça com defeito que você ache que dê para ser vendida, deixe isso bem explícito na descrição da venda. Seja honesta acima de tudo, as pessoas vão gostar disso, e vão confiar mais no seu trabalho.

2 – CUIDADOS ESSENCIAIS COM AS ROUPAS

vender mais com o seu brechó

Você já selecionou as peças em perfeitas condições, o próximo passo é deixa-las limpas, passadas e cheirosas. Todas as peças devem ser lavadas e preferencialmente passadas antes de envia-la ou expô-la em sua loja. Se você vende online só tire as fotos com a peça passada, de preferência vestida com ela ou em um cabide.

Quando as pessoas veem o look completo com a peça que você está vendendo as chances dela comprar dobram, pois assim ela consegue ter uma ideia de como a peça fica no corpo e facilita a identificação do cliente com a mesma. Na hora de envia-la é legal passar uma água perfumada antes (são aqueles sprays usados em lojas), afinal não tem nada melhor do que roupa cheirosa quando a gente abre um pacote, não é verdade?

3 – CRIE UMA IDENTIDADE PARA VOCÊ

vender mais com o seu brechó

Você, sua loja ou sua marca PRECISAM ter uma identidade. O que é? Identidade é a cara que você dá ao que te representa, o valores que deseja transmitir, seja através de um simbolo, um logo, uma cor etc. Por quê? Isso é o que fará seu público te reconhecer em qualquer lugar, e com certeza também agregara mais credibilidade ao seu brechó.

Como fazer? Se o brechó é sua fonte de renda, então você precisa investir nisso. Contrate alguém para fazer um logo, isso pode custar um pouco mais, mas com certeza será um bom investimento a longo prazo e deixará sua loja/site/marca com uma cara muito mais profissional. Se você só vende algumas roupas pelo facebook, talvez não seja uma opção gastar com design no momento, mas mesmo assim insisto, crie uma identidade. Nem que seja seu nome com uma cor rosa ao fundo, já é um bom começo e uma forma de reconhecerem você e seu trabalho.

4 – ETIQUETAS E EMBALAGEM

vender mais com o seu brechó

Fazer etiquetas e embalagens personalizadas na gráfica sai bem caro, e claro que pra um brechó as vezes é bem difícil ter uma grana para investir nisso, porém, não é impossível. A etiqueta valoriza o produto e leva aos seus clientes a sua marca. Existem muitas formas de fazer uma etiqueta caseira, e uma delas é usar carimbos! Isso mesmo, você pode mandar produzir um carimbo com a sua marca e pode usar qualquer tipo de papel para transforma-lo em etiqueta. Os valores variam de acordo com o tamanho do carimbo, mas é um investimento relativamente barato que lhe trará retorno positivo.

Já a embalagem, no caso das vendas online é a primeira coisa que seu cliente vai ver, então é legal fazer algo bonito. Sabe como é né, a primeira impressão é a que fica. Se a grana ta curta, não tem problema, eu já ensinei a fazer uma embalagem reciclada aqui e ela serve muito bem para quem tem loja física ou vende roupas pelos grupos do face. Minhas clientes adoravam, se sentiam especiais por estar recebendo uma peça dentro de uma embalagem diferente, elas percebiam o cuidado que eu tinha com cada peça que eu vendia, e isso fazia elas voltarem a comprar comigo.

5 – DIVULGAÇÃO NAS REDES SOCIAIS

Facebook-Desk-Blog

Essa é a dica mais importante, DIVULGUE NAS SUAS REDE SOCIAIS, mas faça isso com qualidade! Todas as redes são válidas, e são espaços ótimos para você mostrar seus produtos tanto para quem já te conhece quanto para futuros novos clientes. Mas divulgar apenas não é suficiente, é preciso fazer isso com qualidade.

Para começar:

TIRE BOAS FOTOS

Não adianta nada sua roupa ser linda e perfeita mas na foto ela aparecer escura e embaçada. Hoje em dia falta de equipamento não é mais problema, os celulares resolvem tudo. Então, pegue sua roupa linda, vista-a e saia na varanda da sua casa ou na rua e peça para alguém fazer um clique. Não tem ninguém para fotografar você? Sem problemas, coloque a peça em um cabide, pendure em um lugar bem claro, de  preferência do lado de fora de casa, e tire as fotos você mesma. E lembre-se, PASSE a roupas entes de tirar a foto, ok!? Roupa amassada da a impressão de desleixo em qualquer lugar do mundo, e você não quer que suas clientes pensem isso, né!?

FAÇA UM TEXTO LEGAL

Miga (o), apesar de estar no universo online, você esta lidando com pessoas. Fazer um textinho legal explicando seu trabalho, falando um pouco mais sobre a roupa vai te ajudar bastante a conseguir a atenção das pessoas e consequentemente mais clientes. Sempre responda aos comentários e duvidas com muita atenção, as pessoas gostam de tratamento vip.

TENHA UMA PÁGINA NO FACE E UM FEED NO INSTA

Faça uma página específica para sua loja ou marca no face e no insta. Nada de usar o perfil pessoal. Quando você tem uma página especialmente pro seu negócio isso demonstra profissionalismo e facilita muito para que as pessoas te encontrem e entrem em contato com você.

Acho que é isso, essas foram as minhas 5 dicas básicas para você vender mais com o seu brechó. Eu também estou abrindo a minha lojinha online e estou seguindo esses passos, eles já estão me ajudando e espero que ajude você também. Se tiverem duvidas ou sugestões de posts sobre brechós deixe nos comentários abaixo ou se preferir comente no insta da Garimpo @garimpomag.

Até o próximo post,

assinaturadepost

vender mais com o seu brechó, vender mais com o seu brechó, vender mais com o seu brechó vender mais com o seu brechó, vender mais com o seu brechó, vender mais com o seu brechó