Criatividade é realmente uma coisa muito boa né!? Basta um olhar mais atento, uma mente mais ativa e uma boa dose de imaginação para que algo novo possa nascer. E esse é o caso dos pirate printers do coletivo Raubdruckerin, que foi o a ideia criativa que chamou minha atenção nesse garimpo de hoje.

Com tinta e alguns elementos urbanos eles criaram estampas para camisetas e bolsas usando uma espécie de serigrafia. O coletivo é baseado em Berlin e roda por alguns países da Europa aproveitando o que o meio urbano pode oferecer como estampa. As mais usadas como “tela” são as tampas de saneamento (bueiros), onde eles passam a tinta e depois transferem a imagem para o tecido. Pode ser considerado um tipo de carimbo também se preferir, a ideia é bem simples e o resultado é com certeza bem diferente de tudo que você já viu.

pirates-3  pirates-1

Fotos: Raubdruckerin.de

Os padrões geométricos desses elementos e suas formas interessantes que passam desapercebidas por muitas pessoas se tornam estampas, surpreendentemente legais e modernas. O coletivo já passou por lugares como Amesterdam, Lisboa e Paris onde estamparam diversas peças que agora estão a venda e disponíveis na loja online www.raubdruckerin.de.

pirates-5

pirates-2pirates-7

Fotos: Raubdruckerin.de

Essa ideia, é uma ótima forma de mostrar como o design aliado a criatividade pode sair da rotina das agências e invadir cada vez mais as ruas e cidades. O espaço externo é muito mais produtivo e para quem sabe empreender, pode render uma boa grana no fim do mês com pouco investimento e alguma disposição para sair por aí imprimindo camisetas pelas ruas.

desafio-beda