Follow my blog with Bloglovin

Desde que a palavra sustentável começou a ganhar destaque no universo da moda, vários outros termos e propostas foram surgindo para descrever uma nova forma de produzir e consumir moda engajada com o meio ambiente. O Upcycling é um deles.

O objetivo do upcycling é dar nova utilidade a materiais sem precisar criar novas matérias primas. É uma forma de transformar resíduos que seriam descartados em algo novo, bonito e com tanto valor quanto o produto do qual ele se originou. Vamos pensar em roupas, pra facilitar. As marcas produzem seus vestidos, mas como sabemos sempre sobram retalhos. Imagine que todo esse retalho viraria lixo e mais acúmulo de resíduos não descartáveis no meio ambiente. Então, porque não pegar esses retalhos e transformá-los em outra peça de roupa!? Bem, isso é o upcycling!

Upcycling ta na moda

upcycling

Foto: kristenbaumlier.com

O exemplo acima é de uma marca que faz exatamente o que descrevi, usa retalhos para criar novas peças de roupa. Mas essa não é a unica forma de fazer upcycling, consumir roupas de brechó e transformá-las em algo novo também é uma forma de upcycling.

O estilista alemão Wilfried Pletzinger, usa roupas garimpadas em brechós como matéria prima para criar suas coleções, que são inovadoras e a cara dos anos 70 e 80. Ele descostura camisetas e as transforma no que ele quiser. As peças são únicas e vão desde casacos extravagantes até algo mais casual para o dia-a-dia. Berlin é uma das maiores comunidades upcyclers da Europa, são muitos os designers adeptos da união entre o sustentável e a criatividade.

zii6impwzyj9111upcycling1

Peças da coleção de Wilfried Pletzinger

Aqui no Brasil a Gabriela Mazepa faz um trabalho semelhante e cria roupas novas a partir de excedentes da industria têxtil e roupas de brechó. Ela é a responsável pelo projeto Re-roupa, que são oficinas onde ela transmite seu conhecimento e técnicas para pessoas e empresas. A ideia deu tão certo que em 2012 ela criou sua marca homônima e vende suas peças produzidas a partir de técnicas de upcycling

upcycling upcycling

Fotos: web

Outra marca brasileira que também faz uso de roupas de brechós para criar algo novo é a Insecta Shoes. Eles foram além de criar roupas novas e utilizam os tecidos das roupas encontradas em brechós para fazer sapatos! O legal é que são poucos modelos produzidos por estampa, já que normalmente é um vestido único que é cortado e transformado em pares de sapatos.

upcyclingupcycling

Fotos: Divulgação

É interessante ver o quanto as roupas de brechó podem ter muito uso hoje em dia e o upcycling é uma forma de fazer isso acontecer. E não pense que você precisa ser um grande especialista para fazer o mesmo, basta ter um pouco de criatividade e saber garimpar nos brechós que dá pra se tornar um adepto dessas técnicas facilmente. Os brechós tem muitos tipos de roupas para nos oferecer que podem render várias novas criações.

Sempre digo que, garimpar em brechós é um exercício de observação e avaliação de potencial de roupas. E com certeza esse é o primeiro passo para você se tornar um adepto do upcycling.

desafio-beda