O Roupa Livre é uma plataforma que conecta pessoas interessadas em um novo jeito de consumir a marcas que estão abraçando uma forma consciente de criar e produzir. É um movimento coletivo que convida a todos os interessados pelo assunto a experimentar um olhar mais atento para eventos, livros digitais, projetos, produção de conteúdo e tudo que envolva o espírito da consciência do que somos e produzimos quando o assunto é moda.

download

O movimento foi criado por Mari Pelli, Gabi Mazepa, Elisa Dantas e Larusso, são eles que organizam as ações e mantem o Roupa Livre ativo. Eles defendem que precisamos nos apropriar do nosso estilo e usar o que nos faz bem, e que para isso não é necessário uma roupa nova e sim transformar o que já temos.

Uma das propostas do coletivo é fazer as pessoas se aproximarem de todo o processo de fabricação de uma roupa, pois assim será mais fácil compreender como é importante a valorização de quem faz o que vestimos diariamente.

roupa livre

Gabi Mazepa em uma das oficinas apoiadas pelo Roupa Livre
roupa livre
Elisa Dantas do Roupa Livre orientando aprendizes

A ideia principal do Roupa Livre é conectar pessoas aos conteúdos, eventos, e divulgar cada vez mais tudo que envolva a consciência, seja na hora de produzir ou consumir a moda. Além de whorkshops eles também dão cursos para discutir o futuro da roupa e movimentos como o slow fashion e o lowsumerism.

O movimento defende que não precisamos de roupas novas e sim de um novo olhar para o que já existe e para as possibilidades de reinventar a partir do que já está pronto, a partir das roupas que já existem e por vezes são negligenciadas pela nossa falta de costume de inovar.

Screen-Shot-2015-09-21-at-9.59.03-AM-980x520

Uma noticia legal, é que o app do Roupa Livre está próximo de ser lançado, nele você vai poder trocar roupas usadas. Será algo parecido com o Tinder, onde você poderá dar match nas peças que mais gostar e combinar a troca. O app está em fase de desenvolvimento, e foi financiado por mais de 300 pessoas que acreditaram na ideia e contribuíram através do Catarse.

roupa livre

Qualquer um pode fazer parte desse movimento, ele é aberto e livre. E para fazer parte é só clicar aqui. Você também pode acompanhar pelo facebook e interagir contando suas ideias e projetos. O Roupa Livre é aquele tipo de ideia simples que faz toda a diferença no mundo, que ajuda, estimula e propaga um conceito novo e importante para o novo cenário da moda consciente que não para de crescer.

desafio-beda