O titulo desse texto “compre menos, escolha bem e faça durar” é uma frase bem conhecida de quem é adepta de um consumo consciente. Ela foi dita pela estilista inglesa Vivienne Westwood, que ao reduzir sua empresa queria priorizar a qualidade do que seria produzido ao invés da quantidade. Provavelmente quando ela disse essas palavras já sabia da importância do consumo consciente.

Pensando nessas 3 ações”compre menos, escolha bem, faça durar” quero falar um pouquinho de cada uma delas, para entendermos melhor como podemos aderi-las no nosso dia-a-dia.

“compre menos, escolha bem…”

ogarimpo

“COMPRE MENOS”

Acho que a primeira coisa a se falar aqui é: fique atenta e não se deixe levar pelas palavras “lançamento” e “promoção”. Sim, essas duas palavrinhas são quase mágicas e tem um poder impressionante no nosso cérebro, e nos fazem querer comprar mais e mais seja lá o que for. Isso diz muito respeito a roupas, mas sapatos e maquiagens também são uma tentação. Então, antes de aderir a uma nova tendência, se pergunte se aquilo realmente tem a ver com seu estilo, se é confortável para o seu dia-a-dia e se a “trend” não vai se acabar no próximo mês e aquela peça não vai ficar encostada dentro do armário. O comprar menos, vale para roupas novas, de fast fashion, ou usadas de brechó.

As industrias de maquiagem já perceberam a tempos o quanto nos rendemos facilmente a uma nova cor de batom, principalmente depois do lançamento dos batons líquidos e mates, que viraram uma febre por serem diferentes do que estávamos acostumadas. Mas calma ai né, não da pra sair comprando todas as cores e marcas que você vê pela frente. Tenha controle, você só tem uma boca e não precisa de 30 batons diferentes, eles só vão ficar lá guardados até vencerem e irem pro lixo. Então, compre menos, no fim seu porquinho vai agradecer. Ah! E isso vale para outras makes também.

compre menos, escolha bem

“ESCOLHA BEM”

Essa parte é bem importante, é aqui que você começa a pensar não só no preço, mas também na qualidade do que está comprando. Além disso, é importante se perguntar como a roupa que você quer adquirir foi produzida, de onde veio esse tecido, quem está por traz desse trabalho!? Lembrando que, muitas fast fashion contratam terceirizadas que mantém condições de trabalho péssimas para seus funcionários. Escolher bem é tomar pra si uma responsabilidade, é se mostrar um ativista, uma pessoa consciente do que é correto ou não.

Uma opção é escolher peças que são adeptas do slow fashion e que deixam bem claro como é todo o seu processo de produção. Com certeza as peças terão uma qualidade melhor, isso fará com que elas durem mais e assim você precise comprar menos.

compre menos, escolha bem

 

“FAÇA DURAR”

Fazer durar vai bem além de usar muitas vezes uma mesma peça. Fazer durar é também consertar pequenos defeitos e encontrar formas de reutilizar a roupa depois que ela já não é mais útil pra você. Se está em boas condições vale a pena doar, se as condições são ruins transforme-a em outra coisa. Na internet existem inúmeros tutoriais que podem lhe ensinar como transformar sua roupa velha em algo novo. Eu mesma já vi alguns que ensinavam como transformar camisetas em bolsas e até em capa de almofada.

Fora isso, ter cuidado com as nossas roupas nunca é demais né!? Lave-as corretamente, guarde em lugar adequado e use-as muitas vezes antes de pensar em se desfazer delas. Fazer durar é importante, isso é o que nos ajudará a consumir cada vez menos.

compre menos, escolha bem

Quando a gente para pra pensar no significado de uma frase muitas mensagens aparecem, e esse texto de hoje é um exemplo disso. Esse é um ótimo exercício pra gente realmente absorver a ideia de consumo consciente. É ir além de palavras e conceitos e colocar tudo de uma forma simples, direta e real. É disso que quero falar aqui, da consciência real que precisamos ter a respeito do consumo de moda.

Espero que essas observações sejam tão úteis para você como quanto foram pra mim!

Um beijo,

assinaturadepost

compre menos, escolha bem compre menos, escolha bem compre menos, escolha bem compre menos, escolha bem