Depois que fiz esse post aqui onde dou dicas para ajudar a melhorar as vendas de um brechó, muitas pessoas me procuraram perguntando onde encontrar roupas para abastecer o seu brechó e também recebi muitas perguntas em relação ao financeiro, por quanto comprar e vender cada peça. Eu não imaginava que tinham tantas pessoas pensando em abrir um brechó ultimamente, fiquei surpresa, por isso decidi fazer esse post explicando algumas formas para conseguir comprar roupas pro seu brechó e explicando algumas questões sobre valores.

Vale lembrar que essas dicas são pessoais, esse é um conhecimento que adquiri com a prática em lidar com brechós, nesses 3 anos que faço vendas de peças usadas. Já vendi roupas em eventos, organizei bazares com amigas, vendi pelo facebook e agora tenho um brechó online no insta, @ogarimpobrecho (add lá). Nesse tempo aprendi algumas coisas que vou compartilhar aqui e que pode te ajudar com o seu brechó, seja ele online ou uma loja física. Mas, se você tiver a oportunidade de buscar a orientação de um profissional, faça isso!

en2

anana


Onde comprar roupas pro seu brechó?


roupas pro seu brechó

Por incrível que pareça essa pergunta foi bem frequente aqui na Garimpo. Muitas pessoas querendo saber onde encontrar peças mais baratas para revender, então vou listar 3 formas que podem te ajudar a conseguir as peças que você esta procurando.

  • BAZARES
    Um lugar bom para encontrar peças mais baratas para que você possa revender são os bazares beneficentes. Como eu já expliquei aqui, bazar é diferente de brechó. As roupas de um bazar são doadas, por isso elas costumam ser vendidas mais baratinho ($2, $5, $10). Igrejas, asilos, e hospitais são alguns dos lugares que costumam manter um bazar para arrecadar dinheiro para ajudar a quem precisa. Procure na sua cidade que com certeza você vai encontrar algum bazar para garimpar.
  • CONSIGNAÇÃO
    As vezes a gente até esquece que essa opção existe, mas ela é ótima para quem está começando um negócio. Trabalhar com consignação é bom porque assim você não precisa investir dinheiro logo de cara em muitas roupas. Como é trabalhar com consignação? Simples, a pessoa deixa as roupas dela com você para a venda, vocês podem combinar um preço em cada peça, e esse valor será repassado para a pessoa, e em cima dele você coloca o seu lucro. A parte boa é que você só paga a peça para a pessoa que a deixou em consignação depois que ela for vendida. Hoje em dia tem muitas pessoas querendo se desfazer de roupas e as vezes não sabem o que fazer com ela, então trabalhar desse jeito é bom para as duas partes.
  • LOTES DE ROUPAS USADAS
    Essa opção é mais indicada para quem tem loja física, pois normalmente o volume de peças que vem em um lote é muito grande. Nunca comprei peças desse jeito, mas já pesquisei sobre o assunto, e sei que tem lotes a venda na OLX e alguns sites que parecem ser especializados no assunto. Inclusive, muitos lotes vem dos EUA ou da Europa e costumam ter peças de qualidade. Nesse site www.alternativamoda.com.br tem algumas opções de lotes e esse aqui também. Claro, que você deve fazer uma pesquisa e conversar certinho com o vendedor antes de fechar negócio, mas parece ser uma boa opção para quem precisa de uma quantidade grande de peças.

Por quanto eu devo vender as roupas no meu brechó?


roupas pro seu brechó

Essa pergunta é um pouco complicada de responder, afinal, cada um sabe o valor do seu trabalho e o que considera justo para si quando o assunto é vendas. Mas posso dar uma direção básica que pode te ajudar na hora de colocar o preço nas suas peças de brechó.

  • CALCULE O VALOR DA PEÇA
    O primeiro passo é calcular o gasto total que você teve com as peças e dividi-lo igualmente pela quantidade de peças, isso vai ajudar a equivaler o valor total de venda. As vezes compramos peças com valores variados, então ajuda muito definir um valor único para cada peça. No final coloque 100% de lucro em todas as peças. Se o valor de compra foi $10 reais o preço de venda tem que ser no minimo o dobro, $20 reais.
  • CALCULE O VALOR AGREGADO
    Se a peça em questão está na moda ela agrega em si um valor extra, pois muitas pessoas vão querer adquiri-la. Sendo assim, você pode colocar um valor um pouquinho mais alto nela. Mas não exagere, pois se o valor for muito alto você pode perder a oportunidade de vende-la. Talvez uma opção seja pensar em um valor X para esse tipo de peça, exemplo: Uma jaqueta jeans, supondo que você pagou $15 nela, mais o seu valor de lucro 100% ela ficaria $30, acrescente um valor definido por ela estar na moda, pode ser $5, então o valor final nesse caso fica $35. Você recupera seu investimento, consegue seu lucro e ainda consegue vender a um preço de brechó.
  • CALCULE O SEU TRABALHO
    Muita gente se esquece desse detalhe, vender roupa de brechó não é o mesmo que vender roupas novas. Pense no seu trabalho de ir garimpar as peças, de ter que negociar em caso de consignação, depois você vai precisar lavar, passar, etiquetar, fotografar, divulgar e após a venda, embalar. Para quem vende online ainda tem que ir ao correio para despachar a encomenda, Ufa! Viu como você trabalha bastante!? Então em alguns casos vale acrescentar aquele valor fixo ao produto final também. No caso que citei acima a nossa jaqueta ficou por $35 se você acrescentar o valor fixo do seu trabalho, pode ser $5, o valor final da jaqueta ficaria $40, um valor ainda justo para ambas as partes.

O mais importante: ORGANIZE-SE!


roupas pro seu brechó

De nada adianta você saber disso tudo se você não se organizar. Faça uma planilha com todos os seus gastos e investimentos e mantenha ela sempre atualizada. Ou seja, sempre que fizer uma venda anote na sua planilha. Se não manja das planilhas, use um caderno para se organizar. O importante é deixar tudo anotado, isso vai te ajudar a calcular seus lucros e separar o que deve ser investido em novas peças.

Essas são dicas bem básicas para te ajudar a abrir o seu negócio de roupas usadas. Como eu disse no começo do texto, caso tenha a oportunidade de ser orientada por um profissional, melhor ainda. Ele vai analisar o seu caso, porque cada negócio é único e tem características próprias que precisam ser levadas em consideração.

Se tiverem mais alguma dúvida ou quiserem saber de algo mais específico é só deixar nos comentários. Espero ter ajudado de alguma forma, agora mãos a obra e sucesso pra você.

roupas pro seu brechó roupas pro seu brechó roupas pro seu brechó roupas pro seu brechó roupas pro seu brechó roupas pro seu brechó roupas pro seu brechó