Já fazia um tempo que eu queria falar sobre esse assunto, mas nunca sabia exatamente por onde começar. Vou começar explicando que eu não sou uma mulher magra, do tipo top model e nem sou gorda do tipo plus size, isso me incomodava, pois até então eu não conhecia o termo “mulher curvilínea” no universo da moda. A moda até outro dia era sempre 8 (magras) ou 80 (gordas). As mulheres curvilíneas digamos, no meio termo, simplesmente não tinham nenhum tipo de representação.

mulheres curvilíneas

8 ou 80 – modelos magras ou plus size

Mulheres curvilíneas?

O que define mulheres curvilíneas são suas formas acentuadas, quadril largo, seios grandes, pernas grossas, mas a maioria não chega a ser uma plus size, porque apesar das formas elas não chegam a vestir o tamanho 46, são mulheres que assim como eu vestem do 40 ao 44, e estão literalmente no meio dos extremos.

Essas mulheres só começaram a ser notadas após o fenômeno “Kardashian”. As irmãs socialites são o maior exemplo de mulheres curvilíneas, que gostam de valorizar suas formas e passaram a representar todas as mulheres com curvas, que antes eram um tanto quanto negligenciadas pelo universo da moda.

A atriz Christina Hendricks, a Joan Harris, do seriado ‘Mad Men’ também chamou a atenção por conta das suas curvas. Seios fartos, bumbum grande e cintura fina eram características marcantes da sua personagem, que era muito sexy e fugia completamente dos padrões de atrizes magérrimas de Hollywood. E quem não lembra da Marilyn Monroe? Atriz que ficou famosa justamente por causa das formas avantajadas que a tornavam além de linda, única.

mulheres curvilíneas

O problema dessa quantidade de termos que criam para definir os tipo de formas de mulheres é que as vezes eles se confundem. Recentemente a loja de departamentos C&A criou uma campanha para empoderar mulheres plus size, até aí tudo ótimo, não fosse o fato de terem usado uma mulher curvilínea para representar uma plus size. Depois de ler o post da Ju Romano sobre o assunto, me dei conta de que essa divisão entre curvilíneas e plus sizes é muito importante, precisa existir, ser divulgada e explicada.

A Ju em seu texto destaca que as plus size vem a muito tempo lutando pelo seu espaço e aceitação no mundo da moda, e afirma que uma modelo que veste 44 nunca poderá representar uma mulher plus size, como tentou fazer a C&A, e que é ótimo que reconheçam uma mulher cheia de curva para uma campanha, mas que não confundam as duas coisas, e coloque sim uma mulher que seja gorda e de fato represente as mulheres plus size.

mulheres curvilíneas

Tentativa de Campanha Plus size da C&A

Concordo com a Ju que são biotipos diferentes e que precisam ser representados corretamente para que as mulheres se identifiquem de verdade com a mensagem que estão desejando passar. Existem muitas modelos brasileiras plus sizes, entre elas a Fluvia Lacerda e a Mayara Russi, que representariam muito bem  a classe na campanha da C&A.

Recentemente a agência IMG, que tem entre suas agenciadas Gisele Bundchen e as irmãs Hadid, lançou a hashtag #Iamcurve no Instagram para recrutar meninas com curvas no mundo todo. Essa iniciativa de recrutar mulheres fora dos padrões de top extremamente magras faz parte da proposta para deixar o mundo da moda mais representativo e inclusivo.

mulheres curvilíneas

Campanha da IMG models no Instagram

Fato é que nós mulheres somos plurais, temos formas, cores, biotipos e estilos diferentes e já passou da hora das marcas se atentarem a isso. As tops magras não representam as mulheres no geral, é preciso ter modelos reais em fotos e passarelas, afinal, a a roupa da passarela não deveria causar desejo no maior número possível de mulheres? Então qual o sentido de os desfiles serem só para os tamanhos 36?

O cenário está mudando, a passos lentos mas com muita firmeza. As marcas e publicações estão percebendo o quanto é importante falar para todas as mulheres e acima de tudo representar todas elas. Para nós curvilíneas o momento é de celebração, do nosso corpo, do nosso espaço e da nossa valorização, que finalmente chegou!

mulheres curvilíneas mulheres curvilíneas mulheres curvilíneas mulheres curvilíneas mulheres curvilíneas mulheres curvilíneas mulheres curvilíneas