Quando a gente se dedica a falar de consumo consciente começa a perceber a quantidade de produtos que existem e que não são necessariamente ligados a moda, mas que também precisam da nossa atenção na hora de consumirmos. Os cosméticos e maquiagens, são um desses produtos que precisamos ficar cada vez mais atentas, seja por conta do consumo exagerado, já que a industria cresce desenfreada nos oferecendo muitas opções ou por conta de seus ingredientes, que durante muito tempo continham elementos tóxicos em sua composição, o que pode causar o câncer, e nós nem sabíamos disso.

De uns tempos pra cá tenho visto muitas marcas surgirem com propostas de produtos ecologicamente corretos e com insumos naturais. Mas junto com as novas marcas vieram também várias novas nomenclaturas que por vezes nos confundem, por isso acho interessante, já que vamos falar mais desses produtos aqui, esclarecer um pouco a diferença entre cosmético natural, orgânico e vegano.

????????????????????????????????????

Os cosméticos mais comuns no mercado são compostos normalmente por ingredientes sintéticos, que são desenvolvidos em laboratórios, na maioria das vezes são testados em animais e seus resíduos prejudicam o meio ambiente e também o nosso organismo quando absorvidos por nossa corrente sanguínea. Tendo em vista os malefícios causados por esses cosméticos tradicionais começaram a surgir marcas no mercado oferecendo produtos naturais.

  • Cosméticos Naturais

Não contém em sua composição ingredientes sintéticos, como corantes e fragrâncias. De acordo com órgãos que fiscalizam esses produtos dentro e fora do Brasil, é considerado um cosmético natural aquele que contém no mínimo 95% de ingredientes naturais e 5% de ingredientes orgânicos. A  IBD e a EcoCert, são algumas das certificadoras que fazem esse trabalho e determinaram um lista bem grande de ingredientes considerados nocivos para a nossa saúde e para o meio ambiente e que não podem fazer parte da composição de um cosmético natural.

  • Cosméticos Orgânicos

É considerado um cosmético orgânico aqueles que possuem no mínimo 95% de matérias-primas orgânicas em relação à quantidade total de matérias-primas naturais utilizadas na sua formulação. É importante destacar que nesse caso as matérias primas usadas para produzir os orgânicos não levam agrotóxico em seu cultivo, ou seja, o cuidado com os ingredientes começa ainda no plantio e segue até o produto final.

  • Cosméticos Veganos

São aqueles cosméticos que não contém ingredientes de origem animal em sua composição e nem são testados em animais. Isso não tem necessariamente a ver com ele ser natural ou orgânico. O veganismo é uma filosofia de vida que pretende acabar de vez com a exploração de animais, seja na alimentação ou na beleza como é o caso dos cosméticos veganos.

 Além desses tipos de cosméticos existem também os cruelty free que são aqueles que não fazem testes em animais.

wpid-curata__6f52bffc6e74fca8e562780fbecf4242

O mais importante na hora de escolher o cosmético é ficar de olho no rótulo, sempre ler a composição e verificar se ele tem as etiquetas das certificadoras responsáveis por fiscalizar cada produto. Aos poucos vamos falando mais sobre o assunto por aqui, e apresentando algumas marcas que estão inovando no quesito qualidade e preocupação com o bem estar de seus clientes e com o meio ambiente.

Fazer a transição de consumo de cosméticos tradicionais para os ecologicamente corretos é um processo que leva algum tempo, mas não é impossível. É tudo uma questão de adaptação e disposição para também criarmos o habito de consumir conscientemente os produtos de beleza, que com certeza serão mais benéficos e eficientes para a nossa saúde nessas versões naturais. Também estou aprendendo e descobrindo esse novo mundo, então te faço um convite: vamos juntas nessa!?