Nessa semana a notícia de que a França foi o primeiro pais do mundo a proibir os descartáveis de plastico rodou o mundo. Essa medida faz parte do projeto Transição Energética para o Crescimento Verde, que tem como intuito transformar o país em um dos líderes mundiais na redução de impactos ambientais. Outros países também vem buscando outras formas de reduzir os danos dos descartáveis ao meio ambiente, e a América do Norte saiu na frente com uma ideia inovadora.

Nos Estado Unidos, mais precisamente na Califórnia, a equipe de design do  “Reduce. Reuse. Grow.” criou um copo de café feito de sementes que pode ser plantado, o que ajuda a reduzir os danos causados pelos descartáveis ao mesmo tempo que proporciona uma recuperação ambiental em regiões onde há desmatamento.

reduce-reuse-grow-plante-gobelet-biodegradable

O papel semente, como é chamado o material que da forma ao copo é feito com sementes de árvores e flores nativas da região onde serão comercializados. Além de serem sustentáveis, a ideia é fazer com que a reutilização dos copos ajude no reflorestamento e  ajude a reduzir a quantidade de resíduos que são descartados.

No fundo do copo vem todas as instruções para planta-lo, mas se o consumidor não quiser ter o trabalho as cafeterias que vendem café com esse copo tem lixos específicos para eles, que serão recolhidos e plantados posteriormente.

 biodegradable-plantable-coffee-cup-reduce-reuse-grow-1photo-1024x768 cuppy-biodegradable-coffee-cups-embedded-with-seeds-4-677x298

A ideia do copo foi colocada em financiamento coletivo em 2015 e superou a meta para a produção. Agora eles são produzidos em escala comercial e estarão disponíveis em diversas cafeterias nos EUA. É bem provável que o copo semente também sejam produzidos em outros países, afinal, o que é bom e a favor do meio meio ambiente também precisa ser compartilhado com o mundo.

Para saber mais sobre essa ideia e todas a forma de produção acesse o site oficial clicando aqui.