A cada dia que passa, me surpreendo mais com a quantidade de espaços colaborativos que estão abrindo as portas. Muitos funcionam como uma espécie de “república de jobs”, ao invés de você morar com outras pessoas, você trabalha com elas, cada um na sua sala, cuidando do seu trabalho. No mundo da moda esses espaços estão ficando bem comuns por conta do baixo valor de investimento, pra quem ta começando no mercado é uma mão na roda. Mas melhor que isso, só um espaço colaborativo e gratuito, que funciona como uma espécie de biblioteca de modelagens, esse lugar existe e se chama Ateliê vivo.

Como funciona o Ateliê vivo?

O Ateliê vivo fica no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, é um espaço de construção de roupas. Lá você vai encontrar diversos moldes doados por estilistas e pode usa-los gratuitamente, assim como as maquinas de costura. Por lá também tem alguns monitores voluntários que podem te ajudar na construção da sua roupa.  A iniciativa de abrir esse espaço público de modelagens e costura foi do grupo G>E (Grupo Maior Que Eu), e tem coordenação e desenvolvimento da Dani Yukari, Gabi Cherubini, Karla Girotto e Thatiana Yumi Kurita.

ateliê vivo

Foto: Divulgação

A ideia do Ateliê Vivo é fazer com que o processo de criar uma roupa do zero seja acessível a todas as pessoas. Criar uma peça de roupa do zero nos ajuda a compreender também o valor desse trabalho, já que é preciso dedicação na hora de cria-la. O espaço é bem grande, e oferece total autonomia a quem frequenta o ambiente. Se você já tem intimidade com a máquina é só chegar escolher o molde e colocar a mão na massa. Se ainda não tem, eles ensinam a costurar a mão, e também dão aulas de costura todo primeiro sábado de cada mês.

Quando a gente constrói algo com as próprias mãos compreende melhor o valor, então pra quem ta querendo aprender a fazer sua própria roupa e sentir essa sensação, essa é a oportunidade!

ateliê vivo

 Foto: NILTON FUKUDA/ESTADÃO

atelie vivoateliê vivo

Fotos: picssr

O ateliê funciona na Casa do Povo, somente aos sábados das 14h às 21h. Você tem que levar o seu tecido e aviamentos para fazer sua roupa, mas se preferir pode comprar o kit de costura oferecido por eles, pois o dinheiro é revertido para manter o projeto ativo. AAAh o ideal é chegar cedo para garantir seu lugar, são apenas 10 vagas por dia. O endereço completo é esse aqui: Rua: Tres Rios, 252. Bom Retiro – perto do metrô Tiradentes e Luz. Se quiser saber mais é só acessar a página no face que lá tem todas as informações que você precisa.

Agora não tem mais desculpa, bora costurar e criar nossa própria roupa?