Sempre gostei dessa coisa de moda, de ver desfiles, meio clichê né!? A primeira  vez que vi um desfile de verdade foi em 2014, quando ainda morava em Vitória e tive a oportunidade de ir pela primeira vez na vida  “cobrir” os desfiles do Vitória Moda, maior evento de moda capixaba. Achei todo o clima fashion cheio de montações um pouco demais, para a pacata capital do ES, mas era divertido. Porém, o que eu mais desejava era ir a um São Paulo Fashion Week, na época só via por sites e afins, sabia que seria uma longa jornada até poder estar presente no maior evento de moda do Brasil.

Mas, eis que a vida acontece, os anos passam, e em 2016 estou morando em SP e bem mais próxima de realizar essa vontade. Próximo da data pensei em cadastrar meu blog, pra tentar uma credencial né, mas logo desisti, porque sei que a concorrência seria injusta, e quem escolheria um blog que fala sobre brechós pra cobrir o SPFW?

Pois bem, deixei pra lá. Depois, fazendo um curso comecei a pensar na possibilidade de conseguir um trampo nos bastidores do evento, mandei alguns emails, mas nada. Tinha até desistido! Eu só não contava que iria rolar um sorteio de convites no insta, OPA! Participei, e não é que consegui os convites?!

 

IMG_20161022_213854 (1)

Os convites que ganhei me davam acesso ao SPFW, porém, não me davam acesso a nenhum desfile, infelizmente. Então, a parte que eu mais queria de fato, não consegui, mas pelo menos deu pra ver como as coisas funcionavam. Esse ano a coisa foi bem simples, acho que por causa da mudança que está prevista pro ano que vem, os lounges de revistas foram cortados do evento e tinham algumas poucas marcas fazendo ações por lá.

Entre elas a Glade (que me deu o convite, grata!), a Natura, que chamou o Emicida pra um bate-papo, a Elo com um coelho gigante que não fazia o menor sentido, a Coca-Cola distribuindo cocas, a Magnun distribuindo sorvetes, uma ação da instax mini e mais algumas outras marca, que sinceramente, nem me chamaram muito a atenção.

IMG_20161024_221127 IMG_20161025_112444 IMG_20161103_182449

Fotos tiradas com o celular, por isso essa qualidade maravilhosa, sqn!

Enfim, andei por lá, observei os pessoal das modas, tinham meia duzia de famosos, mais uns 30 semi famosos. Muitas mulheres bem vestidas, outras sem aguentar andar no salto, outras se lambuzando com o sorvete. Fotografos pra todos os lados tentando achar o look mais bapho pra foto, outros em busca do street style “montado fake” mais interessante. Jornalistas pra lá e pra cá tentando fazer esse cenário todo render alguma pauta e eu la no meio, com meu look brechó sem entender muito bem o que diabos eu tava fazendo ali. hahaha

Foi uma experiência interessante, acho que teria sido mais produtiva se eu tivesse assistido aos desfiles, mas no mais não foi nada surpreendente. Eu gosto da moda, gosto de observar, gosto de pensar nela como algo a ser estudado, desmistificado, como um mecanismo de identificação social, mas acho que não gosto muito de fazer figuração nesse tipo de ambiente.

O que ficou de mais interessante foi a recordação de um aprendizado muito importante para mim: a moda é muito mais que aquilo tudo. A moda é o dia-a-dia, é a rua (como diria o Emicida), é um estudo, é a prática, é a criação, é a mão na massa, é a reflexão, é o olhar atento ao fazer de um artesão. E nada disso estava naquele dia, naquele SPFW que eu estava. Pelo menos não fora dos desfiles.

IMG_20161103_182421

Mas foi divertido, aprendi algo novo e percebi que eu quero muito mais que SPFW na minha vida. Quero falar e fazer moda de verdade, aquela que tem alma e não se esconde pra se encaixar nos padrões.

#sofalandoverdades