TED é uma organização sem fins lucrativos que apoia “ideias inovadoras que merecem ser compartilhadas” e foi criado a mais de 26 anos com o objetivo de falar sobre tecnologia, entretenimento e design. Hoje em dia os assuntos abordados se ampliaram bastante, e envolvem política, economia e também ideias de várias vertentes que tem em si iniciativas e propostas para mudar o mundo.

Conferências sobre diversos assuntos são realizadas no mundo todo, a iniciativa TEDx, concede licenças livres para que qualquer comunidade possa fazer suas palestras de forma independente. Mais de 5.000 eventos TEDx já foram realizados e transformados em vídeos de TED Talks. Cada palestrante compartilha suas experiências e conhecimentos,  a fim de levar reflexão sobre o assunto que domina e também alertar sobre diversas causas, como é o caso do consumo consciente. 

Para aproveitar melhor esse conteúdo tão valioso que está disponível na internet, é que fiz essa lista com 5 Tedx sobre consumo consciente. Ela vai te ajudar a conhecer pessoas e ideias sobre o assunto que foram compartilhadas em vários lugares do mundo. Tem muita gente legal fazendo trabalhos relacionados a moda verde, sustentabilidade e nos mostrando novas formas de consumir e refletir sobre o que compramos.

5 TEDx sobre consumo consciente

1- Por que Precisamos Parar de Produzir Lixo – Cristal Muniz

Para começar a lista nada melhor do que uma brasileira! A Cristal decidiu que iria passar um ano sem produzir lixo. Na sua palestra ela nos alerta sobre o problema da produção de lixo no país e no mundo e nos incentiva a dotar hábitos menos poluidores na hora de consumir. (em breve tem post sobre ela aqui na Garimpo ♥)

2- Reparando a indústria da moda – Orsola de Castro

Esse Tedx é sobre upcycling e reciclagem, e quem fala sobre isso é a fundadora do Movimento Fashion Revolution, Orsola de Castro. Em sua palestra ela fala da importância de transformar o que já não usamos em algo útil novamente e o quanto o descarte de roupa desenfreado é um dos maiores problemas da moda atualmente.

3 – Repensar o Consumo – Andre Trigueiro

O Andre é jornalista e a alguns anos estuda assuntos ligados a sustentabilidade. Na sua palestra ele defende que precisamos ter atitudes mais sustentáveis para que a humanidade possa ter um futuro melhor.

4 – O guarda-roupas de morrer – Lucy Siegle

Em sua palestra Lucy nos alerta para o nosso mau hábito de comprar roupas em fast fashions. Elas fala sobre a necessidade de mudança na forma de produzir dessas empresas e consequentemente na nossa forma de consumir.

5 – Estamos todos ligados ao trabalho escravo contemporâneo – Leonardo Sakamoto

Leonardo é jornalista e doutor em ciência política, em sua palestra ele fala sobre o trabalho escravo adotado pelas “cadeias produtivas modernas na busca por competitividade”. Ele destaca ainda a importância do consumidor, pois acredita que ele é que influencia as empresas a mudarem.

Todos os talks são bem legais, cheios de conteúdo que nos ajudam a ver a moda e o consumo por outro ângulo. todos os vídeos são rapidinhos, não passam de 18 minutos cada um, da pra assistir numa boa e agregar um pouquinho mais de conhecimento sem nem precisar sair de casa. Aproveitem, deem o play, aprendizado nunca é demais.