No final do mês de novembro recebi um convite muito legal do Senac para participar de uma tarde conhecendo melhor as técnicas de upcycling. A oficina aconteceu em comemoração aos 70 anos do Senac São Paulo e foi conduzida pelo Guilherme Diniz e Francielle Guimarães Rocha, docentes de criação e modelagem do Senac Lapa Faustolo, que é a unidade dedicada a moda e beleza.

Trabalhar peças com upcycling é o processo de trazer valor aquilo que seria descartado ou que estava sem utilidade. Peças de brechó são ótimas para passar por esse tipo de transformação, e já até falei sobre isso nesse post aqui. Para esse dia pediram que eu levasse algumas peça jeans para ser transformada, e como não podia ser diferentes levei uma jaqueta jeans que encontrei em um brechó aqui em São Paulo.

upcycling

Introdução a o que é Upcycling – Foto: Senac

A jaqueta que escolhi, aparentemente, é uma Yves Saint Laurent que estava com o forro bem destruído e algumas manchas, conseguir deixa-la com uma nova cara com certeza faria valer todo o processo de upcycling e traria de volta todo o valor que ela merece. Algumas das meninas no dia optaram por trocar as mangas de suas jaquetas, mas como as mangas estavam em boas condições, optei por não tira-las.

Depois disso comecei a pensar possibilidades para modificar a jaqueta, com a ajuda da Fran que entende muito de modelagem, decidi fazer uma aplicação de tecido nas cavas das mangas, que era justamente onde estavam as manchas. Mas antes disso, retirei todo o forro rasgado da blusa e tive que fazer um molde para cortar do tamanho correto o tecido que seria aplicado.

 upcycling

Sofrendo pra tirar o forro – Foto: Senac

upcycling senac

Aprendendo a fazer molde – Foto: Senac

Molde feito, tecido cortado, agora eu precisava prender o tecido exatamente onde que queria que ele ficasse e foi nessa hora, nessa missão que parece bem simples que percebi o quanto é difícil pegar o jeito com os alfinetes. Me espetei umas 10 vezes antes de conseguir acertar prender eles da forma correta. Nessa hora várias das meninas que estavam na oficina já tinham terminado suas peças e a minha ainda nem tinha ido pra máquina.

Por conta do tempo curto e da minha falta de habilidades com a maquina de costura (confesso!) a Fran passou a costura pra mim. E ainda pedi que ela colocasse também ponteiras na gola da jaqueta e re-costurasse a etiqueta da Yves Saint Lauren, por que né, não é todo dia que a gente tem uma peça de grife toda trabalhada no upcycling!

upcycling senac

Alfinetando e espetando os dedos – Foto: Senac

Depois de algumas horas, finalmente deu certo todo o trabalho. A jaqueta ficou linda, as manchas escondidas, a peça ficou ainda mais exclusiva e única. Missão upcycling concluída com sucesso!

upcycling senac senac44 upcycling

Resultado final ♥

Essa experiência com o upcycling de verdade, mão na massa, foi extremamente enriquecedora. Tanto para aprender algumas técnicas quanto para compreender o valor que essas peças adquirem depois que passam pelo processo de transformação. Espero poder aprender cada vez mais sobre esse universo e me aprofundar um tanto mais nas práticas com a costura.

Pra quem tem brechó ou mesmo quer só modificar alguma peça de roupa parada no armário vale a pena conhecer mais sobre o upcycling. Agradecimentos especiais a Nayara e ao Igor pelo convite, adorei passar a tarde aprendendo mais sobre como fazer uma moda consciente.