Para esse natal pensei em fazer uma lista de presentes sustentáveis aqui na Garimpo, com indicação de marcas veganas e indicação de pequenos produtores. Pensei em te falar pra ir lá e comprar algo lindo pra quem você ama, pra gastar seu dinheiro mas fazê-lo de forma mais consciente e com responsabilidade. Mas aí parei! Pensei melhor, e cheguei a conclusão que esse ano eu poderia usar esse espaço pra pedir pra você dar pra alguém especial, ou até mesmo a um estranho, um presente muito mais valioso e em falta ultimamente: seu tempo.

natal

No natal Presenteie a família com sua presença!

As pessoas que estão próximas a nós são com certeza as mais importantes desse mundo mas na correria do dia-a-dia nos esquecemos da importância que elas tem e vamos deixando sempre pra depois aquela conversa e aqueles ouvidos atentos para escutar quem amamos. Então nesse natal converse e ouça atentamente alguém que você ama.

natal

Essa época do ano é ótima pra fazer as pazes com aquela pessoa querida com quem você passou o ano todo sem falar. Então deixa essa raiva pra la, aquece seu coraçãozinho e dê o primeiro passo para uma conversa de reconciliação, vai valer a pena, acredite!

natal

Se você tem filhos, sobrinhos, afilhados ou afins vá brincar com eles! Nada de dar brinquedos de presente, ensine brincadeiras que você fazia quando criança, sente no chão da sala e monte um lego, brinque de esconde-esconde, faça parte da vida das crianças, dê tempo a elas para que elas tenham momentos especiais para se lembrar no futuro.

giphy

Aproveite as festas e as comilanças de fim de ano para por os dotes culinários em prática. Cozinhe com alguém ou para alguém especial nesse dia. A internet está cheia de boas receitas, surpreenda uma pessoa querida e a deixe feliz de barriga cheia.

OMD_7

Distribua abraços e palavras carinhosas para quem vive perto de você. Demonstrações de afeto deixam o coração cheio de alegria e o ambiente mais leve e feliz. Se der, reserve tempo para visitar aquela pessoa especial que já faz tempo que você não vê, leve sua presença até ela, sem pressa!

epic-hugs-friends-LOTR

Reserve tempo para quem você não conhece também!

Que a gente tem que estar perto da família e valorizar esses momentos não é novidade pra ninguém. Mas que tal fazer isso por alguém que você não conhece!? Orfanatos, asilos e albergues são espaços cheios de pessoas que adorariam ter a sua presença por lá. Seja pra conversar, pra ajudar em alguma tarefa ou oferecer algum tipo de serviço que por ventura o lugar precise.

Toda cidade tem alguma dessas instituições. Meu conselho é que nesse ano você procure a mais próxima de você e tire um dia todo para doar seu tempo, trabalho e atenção para quem precisa. Ao invés de dar presentes, seja você o presente de alguém.

justin-timberlake-wrapping-paper

O natal é sempre uma época de muito consumo, e as vezes a gente esquece que existem outras coisas muito mais importantes que presentes. Então fica aqui minha contribuição para que você repense seus valores nessa data e dê o devido valor ao que realmente importa, as pessoas.

Nessa data, assim como em todos os dias do ano é muito importante consumir com consciência, mas melhor ainda é não consumir. Se for presentear tente pensar alternativas com reutilização de materiais, cartões de natal feito em casa, ideias de DIY, etc. Enfim, use a criatividade e tenha um natal feliz!

635838444646407651352041360_giphy-3