Pois é, como bem sabemos 2016 não está sendo fácil! Pra mim não foi diferente, foi um ano de mudanças, dificuldades, descobrimentos e finalização de uma etapa muito importante da vida, a faculdade. Juro que achei que ia ter um surto nervoso de tanto stress para elaborar e finalizar o trabalho mais temido de qualquer universitário, o famoso TCC (trabalho de conclusão de curso). Era para eu ter entregue ele no final de 2015, mas como a vida não é uma linha reta, várias coisas aconteceram e o prazo de entrega se estendeu para dezembro de 2016.

Como algumas pessoas compartilharam do meu sofrimento, acompanhando nas redes sociais e pediram para ver o resultado, resolvi falar um pouco sobre meu projeto de graduação e mostrar como ele ficou no final.

2016

Edição impressa da revista Garimpo

Para quem não sabe, eu me formei em Design gráfico pela Ufes. Por isso meu tcc na verdade é chamado de projeto de graduação. Eu tinha que criar algo dentro do universo do design ou fazer um projeto baseado em pesquisa. Escolhi criar algo onde eu pudesse trabalhar minhas ideias, e assim cheguei a ideia de produzir a Garimpo impressa mas ela tinha que ter um diferencial, então decidi que suas páginas poderiam ser utilizadas para além da leitura.

O foco do projeto era o formato diferenciado que tinha que conversar com o conteúdo, escolhi o conteúdo que eu mesma escrevi aqui no blog pensando nas possibilidades de execução e criação que cada um poderia proporcionar. Um exemplo pra vocês entenderem: Escolhi falar sobre as ilustrações do Felipe Guga em uma matéria, e disponibilizei duas ilustras dele em formato de cartão postal, que a pessoa após ler a matéria poderia destacar o cartão e enviar para alguém.

Em seguida montei bonecas para ver se os formatos dariam certo. E aí começou toda a parte de projeto gráfico, diagramação, montagem, impressão para teste, ajustes e afins. Detalhe que esse trabalho todo foi só para criar o objeto, depois eu ainda tive que fazer toda a parte escrita como manda o figurino, texto bem escrito descrevendo todo o processo, o trabalho seguindo as ordens da ABNT, justificativas para as minhas escolhas, e tuuudo mais que um trabalho de conclusão exige, quem já fez sabe o inferno que é todo esse processo. Mas eu consegui!!! Finalizei tudo dentro do prazo que eu mesma estipulei, e mesmo praticamente sem orientação entreguei tudo e ainda consegui um 10 na banca!! Quase chorei de emoção, é pra glorificar de pé irmãos!!! haha

Enfim, o resultado de meses de desespero e muuuuitooo trabalho foi esse abaixo:

 2016c_1250i_1250h_1250e_1250

Modelo de mãos: conhecido como meu irmão

Depois de meses trabalhando no mesmo projeto eu percebi que mudaria muitas coisas nele, desde conteúdo até projeto gráfico, mas infelizmente eu não tinha mais tempo a perder, precisava entregar no prazo. Então, as mudanças que eu faria ficam pra edição futura, que seria uma revista para falar de marcas e iniciativas conscientes, assim como pretendo fazer aqui no blog cada vez mais. Já pensou que lindo seria?!?!? Bem, já realizei muita coisa que nunca imaginei, e essa pode ser mais uma. Quem sabe?!

A questão é que ao fim e ao cabo (como diria uma professora da facul, saudade Ana Claudia! ♥), deu tudo certo! Entrar na facul foi difícil, ralei muito estudando e trabalhando durante todo o tempo que estava na universidade e pra finalizar também tive muito trabalho, mas valeu a pena, aprendi muito no curso mas mais ainda nas dificuldades para conclui-lo e sou muito grata por tudo e todos que essa jornada me rendeu.

Agora chegou aquela hora de correr atras do job dos sonhos e botar todo esse aprendizado em prática, mas ainda assim nunca deixar de aprender, pois é isso que me move dia após dia.

Espero que tenham curtido ver um pouquinho do meu trabalho. E se quiser saber mais sobre a área e profissão de designer deixa aí nos comentários que vou adorar responder.

Um beijo,

assinaturadepost