De uns tempos pra cá o upcycling vem chamando cada vez mais atenção no universo da moda, mas para a estilista sueca Charlotte Bialas essa técnica já é uma velha conhecida. Charlotte, que tem uma marca homônima, ao longo de algumas décadas usa do upcycling para ajudar a reduzir os desperdícios do mundo da moda. A estilista usa tecidos remanescentes das mais prestigiadas casas de moda do mundo.

Entre os tecidos mais usados para criar suas coleções está a seda, que varia com entre cores vibrantes e padronagens, a maioria deles são vintages, muitos são dos anos 60 ou 70, o que deixa cada coleção única.

charlotte bialas charlotte bialas

Charlotte Bialas: coleções com o charme francês

As criações de Charlotte, que hoje está baseada na França, já são bem famosas na Europa e no Japão. Além dos tecidos vintages os cortes diferenciados de suas peças também chamam atenção. Charlotte escolhe cada tecido a dedo e desenvolve a modelagem de forma a valorizar principalmente as padronagens geométricas e coloridas.

Outro diferencial da marca é que além de poder comprar online você pode até escolher o tecido vintage que quiser. No site existe a opção de “Arquivos de Fábrica”, onde você pode encontrar todos os tecidos catalogados e seus respectivos anos de produção.

charlotte bialas
Charlotte Bialas charlotte bialas

charlotte bialas charlotte bialas

Todas as peças de Charlotte tem a elegância clássica da mulher francesa em suas silhuetas. São discretas mas ao mesmo tempo sofisticadas e refletem um certo luxo no visual e também na qualidade dos detalhes. São com certeza roupas com estilo atemporal e como são produzidas a partir do upcycling tem o diferencial da consciência ambiental embutido nelas.

Se curtiu a ideia e quiser ver mais é só acessar o site oficial da marca clicando aqui. Será uma ótima forma de encontrar inspiração, principalmente para quem curte um estilo vintage.