O grunge foi um estilo musical que surgiu no final da década de 80 e ganhou força nos anos 90. Junto com a musica e a rebeldia dos jovens da época veio também uma nova forma de se vestir, um tanto contra-moda, contra o brilho e ostentação do estilo disco dos anos 80, onde todos abusavam do excesso com grandes ombreiras e maxi brincos, por exemplo.

O Grunge queria ser ao contrário, com um pouco de inspiração nos punks dos anos anteriores a galera grunge 90′ prezava pelo simples, roupas velhas e surradas, sem nenhum tipo de glamour ou etiquetas valiosas. Sendo assim, era um estilo naturalmente sustentável, pois seus adeptos na maioria das vezes, garimpavam suas roupas em brechós. Usar roupas de segunda mão também fazia parte da ideologia grunge, que queria ir contra o capitalismo e as imposições da moda. Eram vestidos floridos, camisolas, casacos de flanela e as calças rasgadas os itens essenciais para quem curtia bandas como Pearl Jam, Alice in Chains e Nirvana nos anos 90.

Além de buscar roupas simples outro fator que influenciou no estilo eram as baixas temperaturas de cidades como Seattle e Aberdeen, onde surgiram os grandes nomes do grunge. Por isso sobreposições, casacos de lã, jaquetas oversized e as botas eram características fortes do estilo.

grunge

Hoje, quase 30 anos depois do boom do estilo grunge muitas pessoas estão voltando os olhos pra essa moda dos anos 90. O sleep dress com camiseta branca por baixo é um exemplo bem evidente ultimamente no mundo da moda e era muito comum para as meninas que curtiam os shows do Nirvana. O próprio Kurt Cobain influenciou muitos garotos com suas calças rasgadas e camisetas de banda, essa influencia ultrapassou as décadas e tem muitos adeptos atualmente.

Se você também está procurando entrar nessa vibe “contra-moda” e adotar um estilo sem exageros, seguem algumas dicas de peças básicas do estilo que você pode encontrar em um brechó ou bazar perto de você.

Peças icônicas do estilo grunge para garimpar

grunge

1- Sopreposição com vestido florido: Os vestidos floridos são facilmente encontrados em brechós. Se eles não são de alcinha, nada que um pequeno ajuste não resolva. O ideal é que ele seja um pouco mais largo para que você possa usar com uma camiseta branca básico por baixo.

grunge

2- O famoso casaco xadrez – Esse é um clássico grunge, principalmente se ele for vermelho e preto. Em brechós é mais fácil de encontrar esse tipo de casaco no verão, é a época que mais pessoas se desfazem desse tipo de roupa. Além do casaco, saia xadrez também é ótima para incorporar o estilo. Você pode encontrar ótimos casacos nesse brechó aqui.

grunge

3- Jeans Destroyed – Essa é com certeza a peça mais fácil de garimpar em um brechó, o Jeans! Ache um bem desgastado e não tenha dó, rasgue na altura nos joelhos e desfie o máximo que puder, a ideia é ficar com a cara de destruído e podrinho mesmo.

grunge

4 – camisetas de banda: Esse é aquele tipo de peça atemporal, se você já tem uma vale a pena guardar para sempre. Você também encontra em brechós, mas se for difícil vale a pena optar por camisetas vintage com estampas gráficas ou de personagens animados. Essas sim, sobram nos brechós!

grunge

5 – All Star cano alto ou coturnos: O all star e os coturnos pretos são muito característicos do estilo grunge, nos anos 90 era muito comum encontra-los em brechós. Hoje em dia essa não é uma tarefa fácil, mas sempre tem uma amiga ou amigo que não quer mais o all star velho, vale a pena pensar em um forma de fazer um escambo.

Olhando essas referências clássicas do estilo grunge a gente percebe que muito do que está na moda hoje é uma releitura de quase tudo que foi usado nos anos 90. E se foi usada, quer dizer que é possível de ser encontrada em brechós e bazares, basta ter paciência para garimpar e saber exatamente o que você procura. Vale a pena tentar!