Um dos materiais que mais causam danos ao meio ambiente por conta da sua demorada decomposição é o plástico. Esse material é produzido a partir do petróleo e todos os anos dezenas de toneladas dele tem como seu destino final os oceanos no mundo todo. Com a consciência desse problema ambiental algumas pessoas começaram a pensar formas de dar um novo fim aos plásticos recolhidos no mar e foi nesse cenário que surgiu a marca Seaqual.

A Seaqual é o nome dado ao tecido de poliéster feito de material reciclado criado para a marca espanhola Ecoalf em parceria com as empresas Antex e Textil Santanderina, que desenvolveram uma forma de transformaras garrafas plásticas retiradas do mar em fios.

seaqualseaqual

Todo o processo começa com a empresa Antex, que contrata pescadores para recolher os plásticos do mar, em seguido tudo é lavado e transformado em grânulos que são enviados para a Textil Santanderina que os transforma em fios e em seguida no tecido Seaqual. O tecido então é transformado em blusas e jaquetas pela marca Ecoalf, que já é conhecida pelo seu engajamento ambiental e por criar peças com materiais reciclados.

O resultado final é um tecido totalmente reciclado que consume cerca de 92% menos água no seu processo de tingimento, além de liberar 32% menos de CO2 na atmosfera. No vídeo abaixo a gente consegue ter uma noção de como funciona o processo de criação desse tecido que é uma inovação da área têxtil e será enviado a tecelagens do mundo todo a partir de 2017.

Fazer um upcycling dos oceanos é o objetivo da Ecoalf e esse tecido é um exemplo de que tudo é possível quando se junta tecnologia e consciência ambiental num mesmo objetivo, o de tornar o mundo um lugar melhor.