Mais uma edição do Fashion Revolution Brasil já tem data para acontecer, o evento será realizado entre os dias 24 e 30 de abril em diversas partes do Brasil e do mundo e conta com discussões on e offline, mesas redondas, oficinas, bate papos, palestras e mais um monte de iniciativas focadas em questionar #quemfazminhasroupas e temas relacionados ao que precisa ser mudado quando o assunto é consumo e produção de moda.

O projeto surgiu em 2014, quando as especialistas em moda ética e sustentável  Carry Somers,  e Orsola de Castro, que tem marcas de upcycling e atuam na área desde a década de 90, decidiram fazer algo para marcar a data de 1 ano do acidente do edifício Rana Plaza, onde funcionava uma fábrica de roupas em Bangladesh. O desabamento do edifício, que funcionava em situação irregular, matou mais de 1.200 trabalhadores e deixou outros 2.500 feridos. A fábrica funcionava de forma irregular e tinha sérios problemas em sua estrutura que foram ignorados em nome das vendas e do lucro, a terceirização e busca de mão de obra barata causaram uma catástrofe, e a mesma fez com que o Fashion Revolution nascesse e pudesse levar a discussão ao mundo todo.

Fashion Revolution BrasilFashion Revolution Brasil

A proposta do Fashion Revolution é nos convidar a refletir e questionar sobre quem faz nossas roupas? Em que lugar elas são feitas? Como é o processo de produção? A moda está sendo justa com quem de fato coloca a mão na massa e costura as roupas que vestimos? Todas essas perguntas precisam ser feitas sempre que escolhermos comprar uma peça nova e no evento as respostas para cada uma delas poderá ser discutida com gente que entende do assunto.

Em cada cidade o evento funcionará de uma forma e contará com palestras, oficinas e mesas redondas com entrada gratuita. Recife, São Paulo, Blumenau e Teresina são algumas das cidades que farão a semana da Revolução da moda e você pode ver as demais cidades aqui ó.

Fashion Revolution Brasil

Fashion Revolution Brasil

Pra quem é de São Paulo pode aproveitar a oportunidade para trocar as roupas que estão encostadas no armário. No dia 29 (sábado) o pessoal do Trocaria vai organizar uma troca coletiva e para participar é só se inscrever aqui. Já estou me programando para aparecer por lá no sábado e levar minha roupitchas para troca.

Se você quer saber como está a programação ai na sua cidade é só acompanha o facebook do Fashion Revolution Brasil, por lá você encontra os eventos com datas e programação. E se tiver mais duvidas e quiser saber mais sobre o assunto é só acessar o site oficial do evento.

E aí, vamos juntas saber #quemfaznossasroupas?