Esse post sobre a importância do cliente para o sucesso do seu brechó não era programado mas as vezes acontecem algumas coisas na vida que nos fazem perceber o quanto alguns assuntos precisam e devem ser abordados, para que a tal “coisa” que o despertou não se torne cotidiana.

Vou explicar a situação para que você aí do outro lado possa compreender melhor tudo o que vou falar sobre ter clientes e mante-los.

Como vocês bem sabem tenho mudado minha forma de consumir em relação aos cosméticos, para tanto sempre fico de olho em pequenas marcas e principalmente em marcas que MULHERES produzem, pois já que é pra fortalecer que seja uma mana, certo!? (GRL PWR!)

Nas minhas buscas por pequenas marcas naturais/veganas nos útilmos 2 meses, entrei em contato com 3 delas que eram produzidas em São Paulo e que diziam em sua plataforma de venda fazer entregas pessoalmente, o que me ajudaria a economizar o valor absurdo de frete dentro da mesma cidade. Escolhi os produtos que queria e entrei em contato com suas respectivas donas, tinha o dinheiro em mãos, estava pronta para comprar, ansiosa para testar os novos produtos e até indica-los aqui na Garimpo para vocês, porém aconteceu algo que eu não esperava, as donas das 3 marcas simplesmente não fizeram nenhuma questão de me vender seus produtos.

Situação explicada, agora vamos as impressões que essas marcas me deixaram e o quanto elas estão pecando quando o assunto é “cliente em primeiro lugar” e o que você pode fazer para não cometer os mesmos erros.

Δ   A impressão que tive a princípio é que nenhuma dessas marcas estavam interessadas realmente em me vender, nenhuma delas se esforçou para me fazer uma entrega ou ofereceu opções que fossem mais compatíveis para ambas as partes. Esse tipo de situação me fez até pensar que talvez elas já tenham tantos clientes que não precisem de mais um, já estão ganhando o suficiente, não é mesmo? E dessa forma é bem óbvio que nunca mais tentarei comprar com nenhuma delas, me frustrei e me decepcionei demais com elas para pensar em tentar uma compra novamente. Ou seja, fiquei com uma péssima impressão sobre elas.  Δ

Acredito que, principalmente para quem vende online e tem um contato direto com o consumidor vale a pena fazer um esforço maior que o normal, afinal sem clientes sua marca não existiria, todos os dias você precisa conquistar novos e concorrentes fazendo o melhor que podem nunca faltam.

importância do cliente

Como saber a importância do cliente?

A primeira coisa a se fazer são perguntas simples a você mesmo, como eu disse o cliente é parte fundamental do seu negócio, então sempre pense:

  • Novos clientes São importantes para seu negócio?

Você precisa de pessoas comprando o que você vende? Se sim, então comece a compreender que o novo cliente de hoje pode se tornar o cliente fiel de amanhã, sendo assim é de EXTREMA importância que o primeiro contato dele com a sua marca seja satisfatório, porque como você bem sabe a primeira impressão é a que fica.

  • Você pode desperdiçar uma venda?

Não sei vocês, mas eu nessa crise não dou bobeira de desperdiçar vendas não. Principalmente para quem não tem loja física é importante pensar formas de entrega que possam facilitar a vida do cliente, principalmente se for a primeira compra dele. Se está fora da sua rota de entrega cobre uma taxa, ofereça opções razoáveis, seja flexível no atendimento, peça um pagamento adiantado, enfim, existem mil formas de não perder a venda e ganhar um cliente na primeira venda.

  • Sua marca já está consolidada o suficiente para perder um novo cliente?

Eu nunca vi ninguém pensar isso, mas acho que tem muitas marcas novas se contentando com o pouco que tem achando que tudo ok não fazer uma venda. Isso é um erro, mesmo trabalhando com o slow fashion é importante para a sobrevivência do seu negócio que você venda, isso é o básico, infelizmente o mundo capitalista nos exige isso. Portanto nunca ache que o fato de ter visibilidade e bons clientes fixos são o suficiente e que você não precisa de novos, conquistar público e espaço é um trabalho contínuo, diário.

  • Que lembranças quero que tenham da minha marca?

Você quer ser lembrado por ser aquela marca que não se importa em perder vendas e deixa seus clientes (ou possíveis clientes) sempre frustrados OU prefere ser lembrado pelo seu bom atendimento, pela boa recepção, por se esforçar para agradar um cliente, por ter uma boa comunicação, ser acessível, ser atencioso, por fidelizar clientes e até fazer amizades a partir disso, por que não!?

  • Sua marca está indo para além das redes sociais?

Muita gente acha que ter uma embalagem com um design bonito, um feed bonito no Instagram com belas fotos e uma loja no Facebook já é o suficiente para se destacar. Mas, acreditem, é preciso bem mais que isso para ter um negócio bem sucedido, é preciso saber lidar com pessoas, é preciso estar atento as necessidades dos que querem conhecer melhor sua marca e principalmente é preciso ser um BOM VENDEDOR!

Ao fim, o que gostaria de destacar é que suas ações influenciam diretamente na imagem do seu negócio, seja ele com brechó ou não. Hoje em dia as pessoas querem contato, um provável cliente sempre vai esperar ser tratado como se fosse o único da sua marca e cabe a você fazer sua parte nessa relação, pois é você quem quer vender, é você que vive disso, é você que precisa ganhar espaço no mercado e é você o total responsável pelo sucesso da sua marca.

Dessa forma espero ter ajudado a clarear um pouco o seu olhar sobre as pessoas que compram o seu produto e a importância de cada uma delas. Em breve volto com mais dicas pra você se dar bem com seu brechó. 😉

importância do cliente importância do cliente importância do cliente importância do cliente importância do cliente importância do cliente importância do cliente