Eu bem que tento mas preciso ser sincera, é muito difícil consumir apenas peças de segunda mão. 99% das roupas que uso são de brechó mas aquele 1% (ou um pouco mais) ainda precisam ser compradas em lojas comuns. Esse 1% no meu caso equivale a lingeries, roupas de academia e muitas vezes calçados, que são mais difíceis de encontrar no brechó por conta da falta de opção de tamanho.

Como ainda estou no percurso de conhecer novas marcas admito que ainda não conheci nenhuma marca de lingerie que tenha essa pegada mais consciente, mas sei que elas existem e trabalham com uma forma de produção mais justa e com matéria prima orgânica. Além disso pequenas marcas surgem todos os dias de mulheres que estão empreendendo, porém ainda é difícil conhecer e chegar até essas marcas que por vezes não estão tão visíveis no mercado.

roupas que uso são de brechó

Gif: elle.com

Por outro lado os sapatos produzidos a partir de material sustentável vem ganhando cada vez mais espaço e destaque no mercado. A Insecta shoes foi uma das marcas pioneiras no Brasil no quesito sapatos ecologicamente corretos, utilizando roupas usadas como matéria prima para a produção dos calçados.

 Todos os sapatos da marca são lindos e feitos com um belo e justo processo de produção, por conta disso o preço ainda não é acessível como gostaríamos e infelizmente faz com que eu ainda opte por calçados comuns que caibam no meu orçamento.

roupas que uso são de brechó

E chegamos ao ponto principal quando falamos em consumir produtos conscientes o nosso querido orçamento! Além de consumir roupas de segunda mão de brechós ou feiras de trocas a vontade de consumir marcas sustentáveis e com consciência ambiental é grande, mas por serem marcas focadas no que é justo para toda a cadeia de produção o custo final das peças é alto e as deixa inacessíveis para a maioria da população.

Dessa forma, querer fortalecer o mercado de produção consciente comprando apenas dele não é uma tarefa fácil, visto que o nosso poder de aquisição só faz cair cada dia mais.

roupas que uso são de brechó

Por essas e outras ainda é complicado julgar quem compra em uma fast fashion, pois nem todos estão conseguindo chegar aos produtos conscientes que realmente gostariam, seja por falta de grana ou por falta de visibilidade das pequenas marcas. Mudar a forma de consumir é um processo longo, que demora para se estabelecer por completo. Da consciência até o ato de consumir apenas marcas sustentáveis leva tempo, disposição e uma grana a mais no bolso.

roupas que uso são de brechó

Mas como tudo na vida essa é uma jornada, uma caminhada que cada um faz ao seu tempo e ao seu modo. O importante é começa-la de fato, da forma que der, sempre que puder e se você está consumindo roupas de brechó já é um bom começo, com fé um dia a gente consegue ser consciente 100%.

E se você aí quiser indicar marcas conscientes pra ajudar na minha caminhada fique a vontade, vou adorar conhece-las! ♥

Ilustra de capa: Laura Callaghan

roupas que uso são de brechó roupas que uso são de brechó roupas que uso são de brechó