Mudar hábitos de consumo não é uma tarefa fácil, mas devagar e com um pouquinho de disposição todo mundo consegue chegar a um meio termo que seja interessante e que não afete a rotina. Um bom primeiro passo é pensar no que você já tem em casa e algumas atitudes que você pode adotar que são simples e eficazes. Para tanto, listei 7 dicas que vão te ajudar a ter um armário mais consciente.

A ideia é que seguindo essa lista você também consiga manter um guarda roupas mais consciente mas sem fazer muito esforço de forma que em pouco tempo você consiga ter melhores hábitos na hora de consumir de forma natural, sem pressão.

armário mais consciente

Armário mais consciente: Explicando melhor cada dica

1 – Pense antes de comprar: Acho que essa é a dica mais óbvia, mas não custa nada a gente falar sobre isso. Na hora que estiver em uma loja, com aquela blusinha da moda nas mãos, olhe bem pra ela e pense: “eu preciso? eu tenho uma parecida? ela combina com o que? vou usar por muito tempo? faz parte do meu estilo?” pensou em tudo isso e se uma das respostas for NÃO é melhor deixar a blusinha lá na loja mesmo.

2- Faça uma limpa mensal no armário: Isso é importante para que você consiga ver tudo o que já tem, aquela peça que faz tempo que não usa, aquela outra que não servia antes e até aquela que só precisa de uma reforminha. A limpa do armário ajuda a evitar um nova compra desnecessária.

3 – Mantenha o básico de boa qualidade: Como você já sabe, básico é básico e não tem o que discutir. To falando da camiseta branca, da calça jeans, da calça preta…enfim, aquela peças que nunca saem de moda merecem um investimento maior por que com certeza irão durar mais e serão atemporais.

4 – Deixe suas roupas organizadas: Manter um armário organizado facilita sua vida de várias formas, te ajuda na hora de compor um look e deixa bem a vista todas as peças que você tem, o que faz com que você sempre tenha em mente suas roupas e não compre novas excedentes.

5 – Uma peça entra e outra sai:  Nada de ficar acumulando roupas, ok!? Se vai comprar uma nova já pense na peça que irá sair do seu guarda roupa. Mantenha esse hábito sempre que for comprar uma roupa nova e você sentirá sempre seu armário renovado.

6 – Doe roupas sempre que puder: Se vai tirar uma roupa do armário sempre que entrar uma nova, nada mais justo do que fazer uma boa ação e doa-lá a quem precisa, certo!? Igrejas, bazares, brechós sempre recebem doação e são locais acessíveis a todos.

7 – Compre/troque roupas usadas: Ou seja, vá ao brechó! Sempre que puder consumo roupas de segunda mão, garimpando com carinho da pra achar peças incríveis nos brechós. E se tem uma amiga que tem um gosto parecido com o seu vale a pena fazer uma troca, é uma ótima forma de manter o armário consciente sem gastar nada.

Espero que tenham gostado das dicas para ter um armário mais consciente e que as coloquem em prática. É tudo bem simples mas fazem uma grande diferença no resultado final. É uma forma de contribuir e fortalecer uma nova forma de consumo que com certeza será gratificante e deixará sua vida muito mais descomplicada!