Foi um português, no Rio de Janeiro, de nome Belchior, que vendia objetos e roupas usadas no século XIX quem inventou o brecho e deu origem a palavra. De lá pra cá os brechós foram se multiplicando Brasil afora, tem cada vez mais se tornado uma tendência e sempre com o mesmo conceito: vender produtos usados. Enquanto na Europa e EUA o hábito de consumir roupas vintage sempre foi muito comum, no Brasil essa moda começou a pegar a pouquíssimo tempo, mas ainda assim são raras as lojas que realmente vendem peças vintage (vintage = peças com 20 anos ou mais de existência), a maioria vende apenas roupas usadas.

Durante muito tempo os brasileiros criaram um grande preconceito com os brechós. Como a maioria deles eram bagunçados, por vezes um pouco escuros e empoeirados e com aquele cheiro de naftalina, ninguém acreditava que pudesse encontrar roupas de qualidade nesses ambientes. Por esse motivo, só comprava em brechós quem realmente não tinha condições financeiras, não existia glamour nenhum em usar roupas usadas, bem diferente do que acontece nos dias de hoje, onde algumas peças usadas se tornaram até artigo de luxo, valiosíssimas.

Uma pesquisa feita pelo Sebrae, mostrou que entre 2007 e 2012 o número de lojas que vendem artigos usados cresceu 210% no Brasil. Acredita-se que o principal motivo seja a consciência ambiental, mas a modernização dos espaços e melhor cuidado com a higiene das peças, também tenham sido importantes para que o consumidor passasse a adquirir mais produtos de segunda mão.

brechós uma tendência

Foto: Ihateflash – Belchior brechó | moderno e cheio de conceito

Desde que essa pesquisa foi feita já se passaram 4 anos e o mercado de brechós não parou de crescer, pelo contrário, com a internet é bem provável que o número de lojas vendendo roupas de segunda mão tenha triplicado, e da mesma forma o número de consumidores.

brechós uma tendência

São vários os motivos que tornaram os brechós uma tendência popular e fizeram com que o crescimento deles disparasse. Aqui listamos os 5 motivos que estão fazendo dos brechós uma tendência de consumo atualmente:

1- Preço baixo

Desde sempre esse foi o maior atrativo dos brechós Por se tratar de roupas usadas, normalmente os preços estão bem abaixo do valor de mercado. O que atrai o consumidor facilmente, principalmente em tempos de crise econômica, onde o poder aquisitivo das pessoas diminui.

2- Exclusividade

Normalmente, as peças que você vai encontrar em um brechó são únicas. Não existe outro tamanho, nem outra cor, assim como não existe a menor chance de você encontrar alguém por aí com uma roupa igual a sua, ou seja, você compra junto com uma peça de brechó a exclusividade dela ser só sua.

3- Facilidade para vender online

As facilidades da internet vão muito além do acesso rápido a informação, ela se tornou uma grande aliada de pequenos empreendedores, que viram na facilidade da loja online um meio de começar um negócio. Dessa forma o número de brechós online cresce a cada dia, e além de sites de e-commerce, as vendas nas redes sociais também se tornaram muito comuns, assim como aplicativos próprios para esse tipo de venda, como o Tradr onde você pode comprar e vender peças que não quer mais.

brechós uma tendência

Foto: divulgação – Tradr | o app que é o Tinder das roupas usadas
4- Preocupação ambiental e social

Consumir de forma consciente e optando por produtos que tenham responsabilidade social e ambiental está se tornando um hábito cada vez mais recorrente para muitas pessoas. Por isso, consumir peças que já existem é a forma mais sustentável de estar na moda, e os brechós oferecem exatamente isso.

5- Muitas tendências em um só lugar

Tudo o que é tendência hoje é uma releitura do que já foi em outras décadas. Então, melhor do que comprar a releitura é comprar o original, certo!? E nos brechós você consegue isso. As famosas peças vintage estão aos montes nos brechós, basta um pouco de paciência pra garimpar pra sair com um look antigo porém moderno.

brechós uma tendência

Comprar em brechós oferece muitos benefícios, a ideia de que esses espaços só oferecem roupas velhas e fora de moda é ultrapassada, hoje eles tem lojas conceito, oferecem marcas de luxo e tem todo um cuidado com cada peça exposta. O que sempre ajuda a fazer bons garimpos é ter olhos atentos e conseguir visualizar o potencial das peças e possíveis combinações que você pode fazer com o que já tem no armário. Com a prática isso vai se tornando cada vez mais fácil, e é questão de tempo até você conseguir encontrar verdadeiras preciosidades nos brechós da vida.

brechós uma tendência brechós uma tendência brechós uma tendência brechós uma tendência brechós uma tendência brechós uma tendência