Estou ensaiando para ter um armário cápsula há mais ou menos um ano, acreditem!
Sempre simpatizei com a ideia, mas não acreditava que eu conseguiria, pois são poucas peças de roupa, e eu amo moda, ou seja, sempre quero comprar tudo. Mas foi pesquisando mais sobre armário cápsula que percebi que eu conseguiria. Por exemplo, apesar de eu ter muitas peças de roupas, as que usava frequentemente eram poucas e sempre as mesmas. Depois de muito ensaiar, decidi criar o meu!

Para quem não sabe, armário cápsula é um guarda-roupa com poucas peças de roupa que combinam entre si e que você usa por uma temporada inteira. Os armários cápsulas tem em média 37 peças (incluindo sapatos) e são usados por 3 meses, ou seja, uma estação.

armário cápsula

A escolha das peças foi um pouco corrida (não façam assim). Eu tive que me mudar de
cidade as pressas, então tive uma tarde para selecionar o que ia usar por 3 meses.
Acredito que errei em algumas escolhas, talvez pela pressa, mas conforme vamos
percebendo os erros, podemos trocar algumas peças (o armário cápsula não é
imutável para todo o sempre, gente. Ele é para ser bom, e não ruim!).

UM MÊS DE ARMÁRIO CÁPSULA

Escolhi em torno de 37 peças só de roupas (mas também reduzi o número de calçados). O período desse armário cápsula é de Abril a Junho. Comecei numa época complicada, pois no mesmo dia passamos frio, calor, e muito frio. Logo, preciso ter no meu armário cápsula desde vestidos e sapatilhas, a casacos e botas. Apesar disso, em um mês eu não usei todas as peças que separei. Isso significa que 37 peças de roupa é muita roupa!

armário cápsula

Antes: Isso era tudo o que eu tinha no armário antes de começar o desafio.

 

Com o friozinho chegando acabarei trocando alguns shorts jeans e alguns vestidinhos por outras calças e casaquinhos, mas tudo bem, o clima do Brasil faz a gente ter um armário cápsula menos rigoroso que o de países com estações mais bem definidas. Agora vou dizer para vocês minhas principais considerações em um mês de armário cápsula:

– Gasto muito tempo da minha vida no trabalho. Parece óbvio, mas na hora de comprar roupas, acabo sempre comprando peças para outras ocasiões, e não para o trabalho, local onde passo mais tempo e pela lógicagasto mais roupa. Logo, se quero me achar bonitinha todo dia, vale mais a pena comprar uma blusinha nova para o trabalho, do que uma blusinha nova para a balada.

– Preciso aprender a cuidar melhor das minhas roupas. Usando menos roupas, a frequência com que elas são lavadas é maior, e por isso é importante prestar atenção aos tecidos e como fazer com que durem mais.

armário cápsula

Depois: Esse é meu novo armário, cabe tudo numa mala só!

– Estímulo da criatividade: como não são muitas peças de roupa, uma hora você enjoa da mesmice. Antes de completar um mês de armário cápsula eu percebi como estava ficando repetitiva, e comecei a me esforçar para mudar isso. O interessante é que percebi que mesmo sem armário cápsula eu usava sempre as mesmas combinações de roupa, então percebi que na verdade o armário cápsula não é um causador de mesmice, e sim a minha cabecinha com preguiça de ser criativa.

– Minha vontade de gastar compulsivamente diminuiu muito! Não vou dizer “nossa, agora ando no shopping e tenho zero vontade de comprar coisas”, no meu caso isso seria mentira! Ainda tenho vontade de comprar alguma peça de roupa muito maravilhosa que vi no shopping, mas hoje em dia penso um milhão de vezes antes de comprar. Me pergunto: É o que estou precisando no momento? Combina com o meu estilo? combina com meu armário cápsula? Tenho outra prioridade de compra no momento? 99% das vezes a resposta a alguma dessas perguntas é não (o que é ótimo, pois gasto menos!).

O QUE FAZER COM AS OUTRAS PEÇAS QUE SOBRARAM?

Meu amor, só tenho uma palavra para você: BRECHÓ!

A gente precisa se desfazer de tudo de uma vez só? Não! Afinal de contas, no começo não sabemos como vai ser o armário cápsula, se vamos nos adaptar, se aquela peça que deixamos de fora vai acabar fazendo muita falta, e etc. Apesar disso, sabemos que sempre tem uma pilha de roupas ótima que quase nunca usamos, mas que outra pessoa pode usar muito! Desapega!!!

Doação também é uma opção, ótima, inclusive. Mas se você puder doar direcionadamente será melhor ainda, pois hoje em dia muita roupa de doação acaba indo parar no “lixão”, e não é esse o destino que queremos para as nossas roupinhas, não é mesmo?

armário cápsula
Bom, espero que tenham gostado desse post! Eu estou amando fazer esse armário cápsula. Está sendo um desafio gostoso e espero que vocês se inspirem para tentar um armário cápsula também!

armário cápsula